Sábado, 18 de Maio de 2024

Home Rio Grande do Sul Missão na Europa busca investimentos em energias renováveis para o Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Em parceria com o governo gaúcho e deputados de frente parlamentar temática na Assembleia Legislativa, p Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) promove realiza nesta semana uma missão à Alemanha e Espanha. O objetivo de atrair investimentos significativos para o segmento no Estado.

A iniciativa é reforçada pelo recente anúncio de novos investimentos no Rio Grande do Sul pela empresa europeia Nordex. Os planos serão detalhados durante visita a instalações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, fabricação, montagem de aerogeradores e eletrolisadores nos dois países europeus. Está prevista a assinatura de memorando de entendimento entre a empresa e o Estado.

Trata-se de um dos maiores fabricantes de aerogeradores do mundo. A empresa está realizando amplo investindo no chamado “hidrogênio verde”, por meio de joint ventures, sendo uma das quais com a empresa Acciona. “Vamos abordar o nosso plano de desenvolvimento para o Brasil, em especial para o Rio Grande do Sul”, adianta o gerente de vendas da Nordex Energy Brasil, Robertison Brito.

Durante a missão, entre esta segunda (15) e a próxima sexta-feira, está prevista a visita à Nordex Academy, unidade especializada em treinamento técnico de profissionais do setor eólico. De acordo com a direção do Sindienergia-RS, isso reforça o compromisso com a capacitação e o desenvolvimento da mão de obra.

Com a palavra…

“A expectativa, além do anúncio da planta de torres de concreto utilizadas para a geração eólica, é de ter uma unidade industrial da Nordex no Rio Grande do Sul, ampliando o potencial de geração de empregos e o desenvolvimento econômico local”, disse o diretor do Sindienergia-RS, Guilherme Sari.

“Nosso objetivo vai além da energia eólica. Estamos comprometidos em fortalecer toda a cadeia produtiva das energias renováveis, incluindo o segmento do hidrogênio verde”, acrescenta.

Ele integra a comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite e que conta com as presenças de secretários estaduais como Artur Lemos (Casa Civil) e Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões), dirigentes de estatais, deputados e empresários gaúchos. “Nossa missão tem por finalidade fortalecer os laços com a Nordex e ampliar oportunidades de investimento que possam impulsionar o setor de energias renováveis no Estado”.

“Sabemos da importância de uma empresa como a Nordex no que diz respeito ao impacto econômico, ambiental e social para o Rio Grande do Sul e, por isso, planejamos e apoiamos esta missão, com o objetivo de reiterar nosso interesse em permanecer no Brasil e investir no Estado”, enaltece Brito.

Sobre a Nordex

De origem dinamarquesa mas com matriz na Alemanha, trata-se de um dos maiores fabricantes de aerogeradores do mundo. Está há mais de uma década presente no Brasil, com fábricas de torres no Rio Grande do Norte e Bahia, sendo que durante esse período entregou cerca de 1 mil estruturas do tipo.

“Nossa máquina da plataforma Delta 4000 mostrou-se muito sólida, competitiva e confiável para o Brasil. É uma máquina com rotor de 163 metros de diâmetro, com altura de hub de 120 metros e torres de concreto”, explica Robertison Brito.

De acordo com o gerente de vendas da Nordex Energy Brasil, já estão em operação na Europa as máquinas de torre híbrida de 168 metros de altura, em concreto e aço: “Outra realidade na Europa e com planos para o Brasil é a máquina com rotor de 175 metros, de maior área de varredura e que será um diferencial em relação aos ventos da região Sul”.

O Grupo Nordex vem investindo no mercado do hidrogênio verde por meio de duas joint ventures: Nordex H2 S.L e a Nordex Electrolyzers. A primeira é formada com a empresa Acciona para a fabricação de eletrolisadores, um componente-chave na produção de hidrogênio verde. A segunda é com a Sodema e visa o desenvolvimento de grandes ativos de tecnologia.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo já tem categoria predileta para conceder reajuste federal em 2024
Importação de diesel russo pelo Brasil cresce mais de 700%
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News