Domingo, 07 de Agosto de 2022

Home Rio Grande do Sul Modelo de carteira de identidade segue sem alterações no Rio Grande do Sul nos próximos meses

Compartilhe esta notícia:

A carteira de identidade emitida pelo IGP-RS (Instituto-Geral de Perícias no Rio Grande do Sul) continuará sendo a mesma pelo menos até o segundo semestre deste ano.

Em fevereiro, o governo federal apresentou um novo modelo do documento. O prazo para que o IGP faça as adaptações necessárias para implantar a versão atualizada do documento é março de 2023, conforme o Decreto Federal 10.977, de 23 de fevereiro de 2022. Um cronograma para implantação no RS está em elaboração e será divulgado mais adiante.

Ainda conforme o Decreto, a carteira atual segue válida pelos próximos dez anos. Não é necessário trocá-la agora. “O cidadão não precisa se apressar. Em razão da pandemia temos muitos pedidos represados, e damos prioridade para os casos urgentes”, informa a diretora do Departamento de Identificação, Katia Reolon Bittencourt.

A carteira emitida atualmente é gratuita para a primeira via. A segunda via custa R$ 81,84. Desde 2019, o documento encaminhado pelo IGP-RS traz a possibilidade de inclusão do número do CPF, além de outros documentos, como da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), título de eleitor, fator RH e nome social. Para solicitar a inclusão, basta que o cidadão apresente os documentos correspondentes.

Para inclusão dos símbolos de acessibilidade (deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, deficiência visual e transtorno do espectro autista) é necessário apresentar laudo médico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ligações de telemarketing terão que começar com o número 0303 a partir desta quinta-feira
Rio Grande do Sul foi o principal exportador de calçados no bimestre, aponta a Abicalçados
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde