Quarta-feira, 29 de Maio de 2024

Home Porto Alegre Morre aos 56 anos o cônsul-geral da Espanha em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Autoridades da Espanha informaram nesta quinta-feira (8) a morte o cônsul-geral do país europeu em Porto Alegre desde agosto 2020, Luis Zaballa Gómez. Ele tinha 56 anos e passava férias em seu país de origem quando sofreu um infarto fulminante.

Natural da cidade de Bilbao, ele era bacharel em Direito pela Universidade Autônoma de Madrid e ingressou na carreira diplomática em 1994, no Ministério de Assuntos Externos da Espanha. Chefiou a Embaixada ibérica em Angola (1995-1997) e também atuou na Ucrânia (2003-2006), Venezuela (2007-2009) e Noruega (2010-2012).

Em sua trajetória diplomática constam, ainda, experiências na América do Norte, nas Organização das Nações Unidas (ONU), até ser designado para a capital gaúcha.

Manifestações

Por meio de nota, autoridades e entidades ligadas à Espanha se manifestaram sobre o falecimento de Luiz Zaballa Gomes.

O prefeito Sebastião Melo escreveu nas redes sociais: “Recebi há pouco a notícia do falecimento do cônsul-geral da Espanha em Porto Alegre, Luis Zaballa Gómez. Lamento muito a precoce partida. Minha solidariedade aos familiares, colegas e amigos.”

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul registrou: “Em nome de todos os parlamentares, estendemos nossas condolências aos familiares e amigos. A sociedade gaúcha e a comunidade espanhola residente no Estado perdem um importante interlocutor dos interesses rio-grandenses junto ao país europeu”.

Já a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Rio Grande do Sul, descreveu Gómez como “um firme colaborador de tudo o que tinha a ver com sua pátria”. O Centro Espanhol de Porto Alegre, por sua vez, manifestou “sentidas condolências à sua família e à comunidade  do país nesta cidade”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Mulheres otimistas têm mais chances de viver mais, diz estudo da Universidade de Harvard
Prefeitura de Porto Alegre vai encaminhar aos vereadores um projeto para solucionar impasse sobre Arena e antigo estádio Olímpico
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias