Terça-feira, 04 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 4 de novembro de 2025
Ex-vice-presidente dos Estados Unidos e um dos políticos mais influentes da história recente do país, o republicano Dick Cheney morreu na noite de segunda-feira (3), aos 84 anos, devido a complicações decorrentes de uma pneumonia e de problemas cardíacos e vasculares, informou a sua família nesta terça-feira (4).
Ele foi o 46º vice-presidente do país, eleito por dois mandatos ao lado do republicano George W. Bush, entre 2001 e 2009. Considerado o principal arquiteto da “guerra ao terror”, teve papel central nas decisões que levaram à invasão do Iraque em 2003.
Defensor da doutrina do ataque preventivo e da mudança de regimes no Oriente Médio, ele foi uma das vozes mais insistentes para derrubar o ditador iraquiano Saddam Hussein.
Durante o governo Bush, exerceu grande influência sobre temas de segurança nacional e política externa. Foi ele quem, no dia 11 de setembro de 2001, coordenou, de dentro de um bunker sob a Casa Branca, parte da resposta imediata aos ataques da Al Qaeda às Torres Gêmeas. Em meio ao caos, Cheney chegou a autorizar que caças abatessem aviões sequestrados que se aproximassem de Washington.
Antes da vice-presidência, Cheney foi chefe de gabinete da Casa Branca no governo de Gerald Ford, secretário de Defesa de George H. W. Bush, quando comandou a Guerra do Golfo, e deputado por Wyoming.
Em 2000, trabalhava no setor privado quando foi encarregado por George W. Bush de ajudar a escolher seu vice. O processo terminou com ele próprio assumindo o cargo.