Domingo, 19 de Outubro de 2025

Home Rio Grande do Sul Morre Rodi Pedro Borghetti, referência do tradicionalismo gaúcho

Compartilhe esta notícia:

Rodi Pedro Borghetti, um dos nomes mais influentes do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul, faleceu na noite de segunda-feira (17), aos 92 anos.

Pai do músico Renato Borghetti, Rodi teve uma trajetória marcante no tradicionalismo gaúcho. Foi patrão do CTG 35 e patrono dos Festejos Farroupilhas, além de receber, em 2022, o título de Cidadão de Porto Alegre.

A notícia da morte foi compartilhada nas redes sociais por um de seus filhos, Marcos Borghetti, que escreveu: “Meu velho querido partiu hoje, serenamente e rodeado de muito amor. Um ciclo de vida lindo e completo, mas que baita falta tu vais fazer, pai.”

Trajetória

Natural de Flores da Cunha, Rodi Pedro Borghetti era corretor de imóveis e advogado. Formou-se em Direito pela UFRGS em 1961 e, ainda na década de 1960, passou a integrar o 35 CTG, onde exerceu o cargo de patrão em pelo menos sete gestões a partir de 1967. Também presidiu o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) por dois mandatos, dirigiu o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha.

No ramo imobiliário, criou, em 1959, a DUX Lançamentos Imobiliários Ltda., escritório especializado na intermediação e lançamento de imóveis. Em 1962, tornou-se o primeiro presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 3ª Região (CRECI), sendo reeleito oito vezes e permanecendo no cargo até 1970.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Aluguel de imóveis sobe 12,92% em 12 meses, mais do que o dobro da inflação
Astronautas “presos” no espaço começam volta à Terra; veja cronograma
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Saúde