Quinta-feira, 29 de Maio de 2025

Home Porto Alegre Mortes por gripe e Covid em Porto Alegre este ano ocorreram entre pessoas não vacinadas, diz a Vigilância em Saúde

Compartilhe esta notícia:

Até o momento, três pessoas morreram por causa da influenza e seis por Covid este ano em Porto Alegre. As nove pessoas não se vacinaram contra gripe nem contra Covid-19. Os dados foram divulgados pela diretoria de Vigilância em Saúde da cidade nesta terça-feira (27), atualizando os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e de atendimentos por doenças respiratórias em unidades de saúde e serviços de Pronto Atendimento na cidade em 2025.

Os casos de SRAG dizem respeito a pessoas internadas. No período, foram 1.183 casos notificados, sendo 719 de pessoas residentes em Porto Alegre. Sobre a faixa etária das pessoas com SRAG, há predomínio em bebês e crianças menores de 5 anos e pessoas com mais de 60 anos. Dos 719 casos analisados, 507 evoluíram para cura, 45 faleceram em decorrência da SRAG e seis evoluíram para óbito por outras causas. Seguem em investigação 161 casos.

Diante do avanço da sazonalidade de vírus respiratórios e da alta nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a prefeitura de Porto Alegre declarou emergência em saúde pública no município no dia 16 de maio.

O Boletim Informativo está disponível no endereço na internet: indicadores.procempa.com.br/doencasrespiratoriaspoa.

Vacinação

O último sábado (24), Dia D de vacinação em Porto Alegre, foi de grande mobilização. Um total de 62.721 doses de vacinas foi aplicado. A maior parte, foi de vacinas contra influenza: 53.533. Destaque também para o número de vacinas contra dengue, 3.099 doses, e de tríplice viral, contra o sarampo, 417 doses. Os dados foram extraídos de sistema oficial de informação do Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 26, e estão sujeitos à alteração. O número é considerado expressivo. Em 2024, o Dia D contabilizou 31 mil doses de imunizantes aplicadas.

Em relação à campanha de vacinação contra influenza (gripe), pessoas com mais de 60 anos receberam 6.978 doses, as crianças, 3.289, e gestantes 269 doses.

A vacinação contra gripe segue disponível em todas as unidades de saúde para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Com a imunização, o Ministério da Saúde pretende reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação. O objetivo é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Campanha do Agasalho deve ser lançada nos próximos dias, informa o governo gaúcho
Reunião discute fortalecimento da indústria química do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada