Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

Home Filipe Guerrero Gracia Mulheres e suas dores na lombar: saiba o que pode estar causando este mal-estar

Compartilhe esta notícia:

Muitas mulheres vão ao ortopedista por conta de dores na região lombar. Tais incômodos, persistentes e pulsantes, fazem as pacientes pensarem que estão com algum tipo de problema na coluna quando, na verdade, podem estar sofrendo de endometriose.

O problema da desinformação leva pacientes com endometriose a procurarem ortopedistas por acreditarem que têm problemas no nervo ciático, hérnia de disco ou alguma outra complicação na coluna. Mesmo ginecologistas podem não associar tais incômodos com a condição endometriótica, fato que torna o diagnóstico correto muito mais demorado.

A principal diferença, quando se trata de um quadro endometriótico, é o aumento do incômodo nas costas no período pré-menstrual e durante a menstruação. Outro fator que precisa ser levado em conta para um diagnóstico preciso é a ocorrência de cólicas fortes e incapacitantes nas pacientes.

É importante saber diferenciar as dores na lombar causadas pela endometriose daquelas geradas pelo mau funcionamento da coluna.

Os sintomas de endometriose envolvem:

– dor/cólicas fortes;
– dor durante e/ou após a relação sexual;
– dor ao evacuar (fazer cocô);
– dor nas costas, principalmente na lombar;
– ciclo menstrual irregular;
– dificuldade para engravidar – mesmo após cerca de um ano de tentativas.

Além dos tratamentos efetivos, há dicas paliativas para garantir a qualidade de vida de mulheres que convivem com a doença.

Uma delas é a atividade física, que alguns estudos indicam como sendo um poderoso método de reduzir dores e evitar a progressão.

Outros fatores não menos importantes como pedra nos rins, infecção urinaria e apendicite, podem favorecer que as mulheres tenham dores na coluna lombar.

Esteja sempre atenta aos sinais do seu corpo. Faça uma avaliação periódica e completa junto a profissionais de saúde da sua confiança.

Entre em contato com a redação e compartilhe sobre o que mais você gostaria de ler por aqui. A sua dúvida é a de muita gente.

Filipe Guerrero Gracia – Osteopata DO MRO Br.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Filipe Guerrero Gracia

Será que problemas viscerais podem gerar dor pelo corpo?
Verão, exercício e hidratação…
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias