Terça-feira, 08 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 8 de julho de 2025
Renato Portaluppi está impressionando o mundo nesta edição da Copa do Mundo de Clubes. Mas essa não é a primeira vez que o treinador desafia e surpreende os europeus. Afinal, o polêmico “boleiro” é o único brasileiro a disputar os três formatos históricos da competição.
Ele participou da Copa Intercontinental em 1983, quando enfrentou o Hamburgo como jogador e saiu campeão após marcar dois gols. Depois, comandou o Grêmio no Mundial de Clubes da FIFA de 2017, chegando à final contra o Real Madrid, sendo derrotado por 1 a 0.
Agora, Renato participa do novo formato da competição — a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 — no comando do Fluminense, onde já enfrentou dois europeus e está prestes a encarar o terceiro. Empatou em 0 a 0 com o Borussia Dortmund e venceu o Inter de Milão por 2 a 0. Nesta terça-feira (8), às 16 horas, enfrentará o Chelsea, da Inglaterra, pela semifinal.
Além de ser o único brasileiro com esse feito, Renato também é o treinador com mais confrontos contra clubes europeus em torneios mundiais oficiais:
– Como jogador, enfrentou o Hamburgo (ALE) em 1983
– Como treinador, são quatro confrontos:
– Grêmio x Real Madrid (ESP) em 2017
– Fluminense x Borussia Dortmund (ALE),
– Fluminense x Inter de Milão (ITA),
– Fluminense x Chelsea (ING) — neste Mundial de 2025
Caso o Fluminense se classifique para a final, Renato terá mais um confronto diante de Paris Saint-Germain (FRA) ou do Real Madrid (ESP), ampliando ainda mais sua marca histórica.
No Ar: Pampa News