Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 9 de outubro de 2025
O Campeonato Mundial de Vôlei de Praia 2025, que será realizado em Adelaide, na Austrália, entre os dias 14 e 23 de novembro, já tem seus grupos definidos. O Brasil será representado por sete duplas, quatro femininas e três masculinas, e entra na competição como uma das potências históricas da modalidade.
Com sete duplas classificadas, o Brasil divide a segunda posição em número de participantes com a Alemanha, ficando atrás apenas da anfitriã Austrália, que terá 11 duplas na disputa. A tradição brasileira no torneio é sólida: nas 14 edições anteriores, o país conquistou 35 medalhas, sendo 13 de ouro, 11 de prata e 11 de bronze. São sete títulos no masculino e seis no feminino.
George/Saymon e André/Renato foram sorteados no mesmo grupo (C), o que garante um confronto direto entre brasileiros logo na fase inicial. O grupo também conta com os suecos Ahman/Hellvig, campeões olímpicos, e os australianos Brunett/Hodges.
Evandro/Arthur está no grupo D, onde enfrentará duplas da Alemanha, Argentina e Nicarágua.
Thamela/Victoria, líderes do ranking mundial, estão no grupo A e terão pela frente duplas da Ucrânia, Paraguai e Peru.
Carol/Rebeca integram o grupo B, com adversárias da Ucrânia, Holanda e Egito.
Vitória/Hegê estão no grupo C, junto com representantes dos Estados Unidos, Holanda e Nigéria.
Duda/Ana Patrícia, campeãs olímpicas e vice-campeãs mundiais, foram sorteadas no grupo F e enfrentarão duplas da República Tcheca, Polônia e Austrália.
O torneio contará com 48 duplas em cada naipe, distribuídas em 12 grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo, além das quatro melhores terceiras colocadas, avançam diretamente para a fase de 32. As oito duplas restantes que ficarem em terceiro lugar disputarão a repescagem (“lucky loser”), que definirá os últimos quatro classificados para o mata-mata.
O Brasil chega forte e com boas chances de medalha, apostando na experiência internacional e no bom momento de suas principais duplas.