Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025

Home Esporte Museu da Seleção Brasileira na CBF inaugura estátua de Zagallo nesta quinta-feira

Compartilhe esta notícia:

Uma das lendas do futebol brasileiro, Mário Jorge Lobo Zagallo será homenageado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (19). O tetracampeão mundial vai contar com uma estátua de cera no Museu Seleção Brasileira, a ser inaugurada na sede da entidade. Aos 91 anos, Zagallo prometeu estar presente no local.

A homenagem feita a Zagallo é algo incomum ainda no museu. Ele será apenas o terceiro a contar com uma estátua no local. Antes dele, somente Pelé e Marta foram alvos de tal honraria, nos últimos anos.

Zagallo é um dos maiores ícones do futebol brasileiro. Trata-se do único tetracampeão mundial da história por ter faturar duas Copas do Mundo como jogador (em 1958 e 1962), uma como técnico (em 1970) e outra como auxiliar-técnico de Carlos Alberto Parreira na conquista da Copa de 1994, nos Estados Unidos. Ele ainda foi o treinador da seleção vice-campeã mundial na Copa de 1998, na França.

Nascido em Maceió, ele soma 36 partidas como jogador da Seleção. Foram 29 vitórias, quatro empates e três derrotas. Sua estreia aconteceu em 4 de maio de 1958, com dois gols na goleada de 5 a 1 sobre o Paraguai. A última partida foi em 7 de junho de 1964, em outra goleada, desta vez por 4 a 1, sobre Portugal.

As homenagens se tornaram comuns a Zagallo nos últimos anos. Em 2020, foi indicado pela CBF para integrar o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB). No mesmo ano, foi lembrado pela sua importância no comando da seleção nas comemorações dos 50 anos da conquista do tricampeonato mundial, na Copa de 70.

Ao mesmo tempo, Zagallo vem apresentando condições de saúde que inspiram cuidados. Neste ano, em agosto, passou quase duas semanas internado com infecção respiratória, no Rio de Janeiro.

Documentário Fifa

Um documentário da Fifa, lançado no ano passado, homenageou o Velho Lobo. O documentário conta a trajetória de quase meio século de vínculo entre Zagallo com o escrete canarinho, seja como jogador ou no comando técnico.

A obra conta com depoimentos de craques da bola dentro e fora de campo, como Pelé, Rivelino, Ronaldo Fenômeno, Carlos Alberto Parreira e o treinador português José Mourinho.

Em depoimento ao documentário da Fifa, Pelé fez questão de ressaltar a importância de Zagallo para sua carreira. “Tenho de agradecer por tudo. Acho que 50% do que eu fiz pela seleção brasileira foi por culpa do Zagallo”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Bolsonaro evita falar em relatório das Forças Armadas sobre urnas
TikTok muda idade mínima para fazer lives. Veja outras mudanças na plataforma
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde