Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025

Home Economia Mutirão de negociação de dívidas financeiras no País começa nesta segunda-feira

Compartilhe esta notícia:

Começa nesta segunda-feira (1º) o Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido pelo BC (Banco Central) em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e o Senado Federal.

A ação ocorre até o dia 30 de novembro, e é voltada para pessoas físicas com dívidas em atraso com instituições financeiras cujas modalidades não contemplem bens como garantia do empréstimo.

Para iniciar a negociação de uma dívida em atraso, o devedor deve realizar o registro na plataforma consumidor.gov.br. Em seguida, é preciso escolher a instituição com a qual deseja negociar e relatar o caso. O banco tem prazo de até dez dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta ao devedor.

O BC também informa que foi desenvolvida uma página específica (mutirão.febraban.org.br) em que o devedor poderá descobrir quais são suas dívidas, se vale a pena participar do mutirão e a parcela do orçamento que poderá ser destinada ao pagamento na negociação.

O BC afirma ainda que o Mutirão é uma das iniciativas do acordo de cooperação técnica assinado com a Febraban para desenvolver ações coordenadas de educação financeira, tema que faz parte da Agenda BC#.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Shows em pé, baladas e 100% das torcidas nos estádios estão liberados em São Paulo a partir desta segunda-feira
Gruta no interior de São Paulo onde nove bombeiros civis morreram soterrados passa por perícia
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Resumo da semana