Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026

Home Tecnologia Na Europa, TikTok vai testar tecnologia para identificar menores de 13 anos

Compartilhe esta notícia:

Uma nova tecnologia de detecção de idade começará a ser implementada nas próximas semanas pelo TikTok em toda a Europa, informou a empresa. De acordo com a reportagem, o novo sistema é resultado de um projeto-piloto de um ano na Europa, que analisa informações de perfil, vídeos publicados e sinais comportamentais para prever se determinada conta pode pertencer a um menor de idade.

Segundo o TikTok informou, as contas sinalizadas pela tecnologia serão analisadas por moderadores especializados, em vez de serem banidas automaticamente.

A nova tecnologia será adotada no momento em que a plataforma de vídeos curtos, pertencente à chinesa ByteDance, vem enfrentando pressão de órgãos reguladores para identificar de forma mais precisa e remover contas de crianças menores de 13 anos, idade limite para que usuários tenham perfil no TikTok.

O TikTok afirmou que a nova tecnologia foi desenvolvida especificamente para a Europa, a fim de cumprir os requisitos regulatórios da região. E acrescentou que os usuários europeus serão notificados à medida que a tecnologia for lançada.

A empresa trabalhou com a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, sua principal autoridade reguladora de privacidade na União Europeia, durante o desenvolvimento do sistema.

As autoridades europeias têm analisado com rigor como as redes sociais verificam a idade dos usuários sob regras estritas de proteção de dados, em meio a preocupações de que as abordagens atuais sejam ineficazes ou excessivamente invasivas, ressalta a reportagem.

No ano passado, a Austrália impôs a primeira proibição do mundo ao uso de redes sociais por crianças menores de 16 anos. Desde que a lei, inédita no mundo, entrou em vigor em 10 de dezembro, as gigantes da tecnologia bloquearam 4,7 milhões de contas na Austrália, informou o órgão regulador da segurança eletrônica do país.

O Parlamento Europeu também vem pressionando pela adoção de limites de idade nas plataformas de redes sociais. Já a Dinamarca quer proibir as redes sociais para menores de 15 anos. No Reino Unido, um projeto-piloto levou à remoção de milhares de contas adicionais de menores de 13 anos.

O TikTok afirmou que, apesar de esforços extensivos, não existe uma forma globalmente acordada de confirmar a idade de uma pessoa preservando a privacidade. A empresa acrescenta que, para adotar recursos contra banimentos, irá utilizar estimativa de idade facial do provedor de verificação Yoti, juntamente com verificações por cartão de crédito e documentos de identificação emitidos pelo governo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Saiba o que é ‘volcel’, escolha revelada pela cantora Rosalía. Discreta sobre vida pessoal, artista deu rara declaração pública sobre sua sexualidade
Na Europa, TikTok vai testar tecnologia para identificar menores de 13 anos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada