Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 3 de fevereiro de 2026
Ao participar da cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (3), o governador gaúcho Eduardo Leite destacou a boa relação entre o Poder Executivo e o Parlamento do Rio Grande do Sul. Ele também enalteceu a importância da parceria entre as duas instituições no enfrentamento dos desafios que marcaram a história recente do Estado.
“Estabelecemos uma relação respeitosa com o Legislativo, que, ao longo dos últimos anos, foi protagonista das decisões que transformaram o Rio Grande do Sul”, declarou. “Por aqui passaram importantes propostas do Executivo, incluindo as medidas de enfrentamento da pandemia e das enchentes. Graças a esse diálogo, fomos capazes de superar os desafios e tenho a certeza de que, junto do agora presidente Sergio Peres, teremos todas as condições para atender aos interesses do povo gaúcho.”
Pepe Vargas
Ao entregar o comando da Assembleia, o deputado estadual Pepe Vargas (PT) definiu a experiência como uma grande responsabilidade e também uma honra. Ele também elogiou Eduardo Leite, de quem é opositor no Parlamento:
“Expresso o meu agradecimento também aos chefes dos demais poderes e órgãos autônomos do Estado, na pessoa do governador Eduardo Leite, pela relação respeitosa e harmônica que conseguimos estabelecer, preservando nossas independências institucionais”.
Sergio Peres
O novo presidente da Casa, por sua vez, abordou o tema prioritário de sua gestão à frente do Parlamento. “Escolhi o municipalismo para que, juntos, possamos dar ênfase às necessidades dos municípios. Queremos levar a estrutura da Assembleia até o interior para ouvir os gestores e trabalharemos para realizar um mandato voltado a toda a população”.
Além de Peres, a nova Mesa Diretora é composta por Thiago Duarte (1º vice-presidente), Adolfo Brito (2º vice-presidente), Vilmar Zanchin (1º secretário), Pepe Vargas (2º secretário), Nadine Anflor (3ª secretária) e Paparico Bacchi (4º secretário). Os suplentes de secretário são Rodrigo Zucco, Luiz Marenco, Cláudio Branchieri e Juliano “Gaúcho da Geral” Franczak.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul