Sábado, 10 de Janeiro de 2026

Home Ciência Nasa confirma retorno antecipado da tripulação da ISS à Terra por problema médico de astronauta

Compartilhe esta notícia:

Os membros da equipe da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) na Estação Espacial Internacional retornarão à Terra mais cedo do que o planejado após um problema médico de um astronauta, confirmou o diretor da agência, Jared Isaacman.

A agência já tinha informado o cancelamento de sua primeira caminhada espacial do ano, prevista para a quinta-feira (8). O retorno, entretanto, ainda era avaliado. Na ocasião, a porta-voz afirmou que “realizar nossas missões com segurança é nossa maior prioridade”, disse Cheryl Warner, em comunicado.

Apesar do evento histórico, as autoridades enfatizaram que não há motivo para alarme. O astronauta afetado encontra-se em condição estável e tem prognóstico positivo para uma recuperação completa. A decisão de retornar foi tomada por precaução, uma vez que a estação não possui os recursos para o diagnóstico e tratamento necessários.

A tripulação Crew 11 da Nasa-SpaceX é composta por quatro astronautas: os americanos Michael Fincke e Zena Cardman, o japonês Kimiya Yui e o cosmonauta russo Oleg Platonov. O retorno deles ocorrerá “nos próximos dias”.

Fincke e Cardman realizariam uma caminhada espacial de cerca de seis horas para executar trabalhos de melhoria no sistema elétrico.

O administrador associado da Nasa, Amit Kshatriya, disse que “é a primeira vez que fazemos uma evacuação médica controlada a partir do veículo. Portanto, isso é incomum”.

Segundo ele, “foi um exemplo perfeito do treinamento em ação. Uma vez que a situação na estação se estabilizou, deliberações cuidadosas nos levaram à decisão de trazer a Crew 11 de volta… ao mesmo tempo em que garantimos o mínimo impacto operacional na ISS”.

Os quatro astronautas estavam na estação desde 1º de agosto, e o retorno estava programado para as próximas semanas. Autoridades indicaram que é possível que a próxima missão dos Estados Unidos parta rumo à ISS antes do previsto, mas não forneceram mais detalhes.

O americano Christopher Williams permanece na ISS, à qual chegou como parte de uma missão russa. Também estão na estação os russos Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikayev.

A ISS opera com tripulações humanas ininterruptas desde novembro de 2000. Este é o primeiro caso que exige um retorno antecipado por motivo de saúde, testando os protocolos de emergência médica para voos espaciais de longa duração.

A NASA e a SpaceX ainda estão definindo o cronograma exato para a desacoplagem e amerissagem da cápsula Dragon, que dependerá da prontidão da espaçonave e das condições climáticas na zona de pouso. Novos detalhes devem ser divulgados nos próximos dias.

Entenda o caso

O alerta veio na tarde de quarta-feira (7). A NASA anunciou o adiamento da caminhada espacial marcada para quinta após identificar uma preocupação médica a bordo da ISS. A agência reforçou que o estado do tripulante é estável, mas evitou qualquer detalhe adicional.

“Não se trata de um problema operacional. Não foi uma lesão ocorrida durante a execução de uma operação”, disse o Dr. James Polk, diretor médico e de saúde da NASA,. “É principalmente um problema médico relacionado à microgravidade , e com os recursos que temos à nossa disposição para realizar um diagnóstico preciso.”

A missão sucessora da Crew-11, a Crew-12 , com quatro astronautas , está atualmente prevista para ser lançada em meados de fevereiro. A NASA está estudando a possibilidade de acelerar esse cronograma, mas é improvável que a Crew-12 possa decolar antes do retorno da Crew-11.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Duda Nagle posa no Rio com namorada e com Zoe, filha dele com Sabrina Sato
David Beckham é acionado por filho na justiça
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde