Terça-feira, 23 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 23 de dezembro de 2025
A vida é um grande mistério, “recheada” de questionamentos!
Por que nascemos? Qual o motivo de existirmos? Temos alguma missão a cumprir nessa vida? Existe uma outra vida após a morte? São tantas perguntas…
Desde criança tenho o hábito de refletir sobre coisas que não entendemos sobre a vida, e, por certo, assim como todas as pessoas, sigo com muitas dúvidas e poucas respostas!
Com todos os questionamentos e imprecisões possíveis dessa vida enigmática que vivemos, com muitas perguntas e poucas respostas, seguimos vivendo e questionando nossa existência, pois conforme a Bíblia cristã, temos o livre arbítrio que Deus nos deu e, dessa forma, podemos desfrutar do: “penso, logo existo”.
A partir dessa reflexão, independentemente de qualquer outra situação, seguimos nossas vidas com todas as alegrias e tristezas que ela nos proporciona diariamente e, agora, estamos novamente às vésperas de mais um “Natal”.
Mas, qual é o verdadeiro sentido do Natal?
Esta é a data mais importante do cristianismo, mas que, “graças” ao comércio e ao consumismo exacerbado que há em nosso país e no mundo, muitas famílias esquecem do seu verdadeiro sentido, preocupando-se apenas com festas e presentes, o que é lamentável, pois, com isso, nossa sociedade segue perdendo seus valores sociais, morais e suas tradições religiosas, que tanto norteiam nossas condutas e nossas vidas.
Fica a reflexão!
Como simples mortais que somos, passamos o ano inteiro “correndo” e tentando sobreviver da melhor forma possível, nesse mundo desigual, mas em meio a isso tudo, cometemos muitos erros e, assim, para quem crê, nos afastamos dos desígnios de Deus, mas ele sempre nos dá uma nova oportunidade, basta querermos!
Será o Natal uma nova oportunidade?
O Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo, que para o cristianismo é o filho de Deus e dessa forma, o Natal também nos proporciona uma nova oportunidade de “nascermos novamente”, onde podemos, mediante profunda reflexão, nos redimir de nossos erros e recomeçar uma nova vida, em busca da harmonia com nossos irmãos e da sempre idealizada felicidade.
Talvez, o grande mistério da vida, seja edificarmos a capacidade de nos construirmos e evoluirmos enquanto seres humanos, e, assim, sermos capazes de viver em harmonia junto aos nossos irmãos, e, por consequência, sermos mais felizes.
O Natal nos oferece uma nova oportunidade! Basta querermos!
Fica a reflexão!
Quero aproveitar esta singela e importante reflexão para desejar a todos os colaboradores e direção do Jornal “O Sul”, a Rede Pampa de Comunicações, a todos os meus leitores, que carinhosamente me acompanham e a todas as comunidades, um “Feliz Natal”, com todo o sentido e oportunidades que ele possa nos oferecer ou representar em nossas vidas, respeitosamente, conforme a crença de cada um.
Que possamos nesta data sagrada, nos reconstruir como seres humanos e passar aos nossos filhos os mais importantes valores da vida e o verdadeiro sentido do Natal.
Um feliz e verdadeiro “Natal” a todos.
*Prof. Luís Eduardo Souza Fraga
Historiador e Escritor