Sábado, 10 de Maio de 2025

Home Variedades Nem WhatsApp, nem Instagram: veja o novo aplicativo mais baixado do mundo

Compartilhe esta notícia:

O ChatGPT é, sem dúvidas, um dos modelos de inteligência artificial mais conhecidos do mundo e tem ajudado a popularizar esta tecnologia. Isso é comprovado pelos números de downloads do chatbot da OpenAI.

No primeiro trimestre deste ano, o programa foi o mais baixado tanto na App Store quanto na Play Store. No total, foram 46 milhões de downloads nas duas plataformas, o que faz dele o aplicativo mais baixado do mundo.

ChatGPT está substituindo buscadores

1-O aumento expressivo na procura pelo ChatGPT evidencia uma mudança importante no comportamento dos usuários de internet.

2-Antes, as pessoas recorriam a mecanismos de busca que forneciam uma lista de links como resposta às suas consultas.

3-É a tradicional pesquisa no Google.

4-Agora, no entanto, a busca é por respostas sintéticas, estruturadas e organizadas, adaptadas especificamente a cada questionamento feito.

5-E quem oferece isso é o chatbot de IA da OpenAI.

IA está se consolidando na rotina dos usuários

De acordo com especialista ouvido pela CNN, o avanço do ChatGPT representa a consolidação da inteligência artificial generativa como um novo hábito do consumidor. Isso é possível, por exemplo, em função do aumento do uso do recurso nos ambientes de trabalho.

Num primeiro momento, houve uma fase de experimentação, mas hoje já entramos na fase de consolidação da tecnologia. A Inteligência Artificial está se integrando rapidamente à vida cotidiana, alterando a maneira como as pessoas buscam e processam informações online.

O atual cenário não reflete apenas uma mudança nos hábitos de pesquisa, mas também aponta para um futuro onde a inteligência artificial pode desempenhar um papel central na forma como interagimos com a informação. No entanto, questões como privacidade e confiabilidade ainda precisam ser discutidas.

Como funciona o ChatGPT

O ChatGPT é alimentado por um grande modelo de linguagem (LLM), uma rede neural de IA treinada com uma base de dados imensa de conteúdos como páginas da web, livros e artigos científicos.

O robô funciona a partir de instruções em texto fornecidas pelo usuário, os chamados prompts de comando, e gera respostas com base no conteúdo com o qual foi treinado. Quando alguém executa uma instrução, o chatbot de IA leva em conta a solicitação para vasculhar sua base de dados e criar respostas de maneira natural, como numa conversa com uma pessoa de verdade.

A ferramenta pode desempenhar inúmeras funções, como realizar cálculos, gerar códigos de programação, acompanhar o fluxo de uma conversa, criar textos corporativos, atuar como mestre de RPG e criar roteiros de viagens.

Além disso, possui um modo de voz que permite conversar de forma ininterrupta com o usuário, um recurso para analisar dados e a loja de GPTs, um acervo com várias versões personalizadas da IA feitas pela comunidade.

Entretanto, vale alertar que equívocos são comuns e o chatbot da OpenAI pode “alucinar”, ou seja, criar informações que não existem sobre alguns temas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Medicamentos contra o HIV oferecem proteção substancial contra Alzheimer, sugere nova pesquisa
Padre gato: quem é o brasileiro que chamou a atenção durante o conclave pela beleza
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada