Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

Home em foco Nível do Guaíba atinge menor patamar em oito dias

Compartilhe esta notícia:

O nível do Guaíba recuou para seu menor nível em oito dias. Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), às 19h15 deste sábado (11), a altura das águas ficou em 4,58 metros, seguindo a tendência de queda sentida nas últimas 24h. O recuo do lago acontece apesar do aumento de chuvas na região. Ainda assim, está bem acima da cota de inundação de 3 metros.

Mais cedo, às 9h, o Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado (DRHS/Sema), marcou que o nível do Guaíba chegou a 4,71 metros. Segunda a ANA, a divergência dos dois dados se deve a uma manutenção pela qual a estação de monitoramento do lago Guaíba passou entre às 8h15 e 11h. A agência afirmou que a informação de que a altura das águas chegou até 4,71 m está incorreta. A manutenção, diz a ANA, é procedimento de rotina.

A região metropolitana de Porto Alegre cresceu no entorno do Guaíba, então a cheia do lago afeta, como visto nos últimos dias, a capital gaúcha e cidades como Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. Até o momento, as fortes chuvas no Estado deixaram 136 mortos e 125 desaparecidos, segundo dados da Defesa Civil. Ao menos 1,9 milhão de pessoas foram afetadas pelas enchentes.

Mais chuvas

A previsão do tempo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que continue a chover forte no estado ao longo deste fim de semana, sobretudo na região metropolitana de Porto Alegre e nas cidades do norte gaúcho. Na capital, o Inmet estima um acúmulo de chuvas entre 150 mm e 200 mm até segunda-feira (13). As fortes chuvas causam alertas às autoridades para novas cheias.

Lagoa dos Patos
A Lagoa dos Patos, no Sul gaúcho, também está enchendo. O nível registrado das águas neste sábado foi de 2,48 metros. A atualização mais recente dos dados do Estado é das 7h da manhã.

A altura da lagoa está 1,18 metro acima da cota de inundação, isto é, quando a água já começa a avançar sobre os municípios. A elevação acontece próximo a cidade de Pelotas e arredores. O nível desta manhã é maior do que o recorde histórico registrado nas enchentes de 1941. Na época, o máximo registrado foi de 2,08 metros.

Ainda segundo o governo do Estado, o rio Uruguai deve atingir o pico de cheia em Uruguaiana ainda hoje, registrando quase 4 metros acima da cota de inundação. Os demais rios gaúchos apresentam os níveis da água em declínio ou em estabilidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Três cidades gaúchas querem mudar bairros inteiros para áreas não inundáveis
Fábrica da Volkswagen em Taubaté pode adotar férias coletivas por causa do impacto da tragédia no RS
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News