Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Home Tecnologia No ano da Copa, fabricantes apostam em TVs grandonas

Compartilhe esta notícia:

Em ano de Copa do Mundo, os principais fabricantes de televisores estão aproveitando a CES, maior feira de tecnologia do mundo que acontece de forma presencial em Las Vegas, para investir em novos conceitos e formatos de telas na hora de assistir TV.

A estratégia é criar novas opções de consumo, atraindo o público jovem com televisões verticais (com tela plana e até curva) superiores a 65 polegadas, modelos portáteis com bateria e aparelhos que projetam até cem polegadas nas paredes. Tem ainda opções específicas para o público gamer.

Inovações, dizem empresas e analistas, que podem ajudar o mercado brasileiro a comercializar cerca de 10,5 milhões de unidades de televisores neste ano, alta de 5% em relação a 2021, prevê a consultoria GFK.

Mas mesmo embaladas pelos jogos da seleção de Neymar no mundial do Catar e dos novos formatos, as vendas ainda devem ficar abaixo dos 12 milhões de aparelhos comercializados em 2020, quando a pandemia forçou o isolamento social e o home office, impulsionando as receitas do segmento.

“Neste ano vamos ver uma recuperação do setor com as vendas puxadas por telas maiores, acima de 55 polegadas, que já somam 21% das vendas. O parcelamento será essencial para elevar as vendas que podem até superar os 10,5 milhões de unidades”, avalia Fernando Baialuna, diretor da GFK.

Segundo o consultor John Robert, os maiores fabricantes estão levando o conceito dos smartphones para o setor de televisores. Pesquisa da consultoria eMarketer, apresentada pela Samsung, revela que 29% dos jovens, de 18 a 34 anos, consomem mais de 18 horas por dia no celular, percentual que cai para 26% em TVs. Já com o público de 35 a 49 anos, os números são inversos: 37% usam mais TV e 25% o celular.

“A ideia é criar novas opções de consumo para novos públicos, como o jovem. Hoje, os Millenials e a Geração Z fazem tudo ao mesmo tempo. E esse público quer diferentes tipos de telas”, explica Guilherme Campos, gerente sênior de TV e Áudio da Samsung Brasil.

Na CES, um dos lançamentos da Samsung é a chamada “The Freestyle“, uma espécie de tela portátil flexível cujo tamanho varia de 30 a 100 polegadas. Uma espécie de projetor, de 830 gramas, permite exibir imagem e som na parede com os mesmos recursos de uma televisão normal em Full HD e aplicativos de streaming.

O modelo, sem fio e com bateria de até quatro horas, permite a rotação de até 180 graus, possibilitando que os usuários exibam vídeos ainda em mesas, pisos e até mesmo tetos.

“Vamos vender em todo o varejo. O novo aparelho será lançado no primeiro semestre no Brasil e em todo o mundo e vem com o sistema operacional das TVs que contam com os aplicativos de streaming”, antecipa Campos, destacando ainda o lançamento de uma TV vertical com tela plana de 65 polegadas e outra com tela curva com 55 polegadas.

A LG aproveitou para anunciar modelos em novos formatos. Assim como a rival Samsung, a LG também aposta no conceito de mobilidade. O lançamento StanbyME tem bateria embutida conectada que permite três horas de visualização antes de recarregar. A tela de 27 polegadas pode ser inclinada e girada para ver na cama e na cozinha.

Já a TCL investe em televisores para os jovens de olho no público gamer. Uma das novidades são telas que permitem fluidez de imagem (com uma maior taxa de atualização de tela).

“Esperamos que nossa tecnologia crie soluções para que as pessoas se preocupem menos no dia a dia, mas que também permita que elas passem mais tempo se divertindo com sua família e amigos”, afirma Juan Du, Presidente da TCL Electronics.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Atividade física intensifica resposta imunológica das vacinas contra a covid
Cientistas britânicos batizam árvore em homenagem a Leonardo DiCaprio
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News