Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 21 de julho de 2023
Em todo o Brasil, 2,5 milhões de crianças de 2 e 3 anos de idade estão fora da creche, segundo um levantamento de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas. Enquanto isso, mais de 1,2 mil obras de creches e pré-escolas estão paradas no País.
Os dados mostram que, no ano passado, apenas 30% das crianças de até 3 anos estavam matriculadas em creches. O número – segundo os pesquisadores da FGV é baixo – mas é o melhor da série histórica, iniciada em 2010, quando menos de 13% das crianças dessa faixa etária estavam matriculadas.
“O plano nacional estipulava que os municípios e os estados deveriam ter 50% das crianças de 0 a 3 anos, na escola. Atualmente, parte dos Estados e municípios estão longe dessas metas estabelecidas, em particular os estados das regiões Norte e Nordeste”, ressalta a economista do Ibre/FGV, Janaína Feijó.
Em Itapevi, na Grande São Paulo, quatro mães que moram numa mesma rua têm enfrentado um desafio para conseguir uma vaga para seus filhos pequenos. Os quatro filhos de Beatriz Cavalcanti nunca tiveram uma vaga na creche. O mais velho entrou agora no ensino infantil.
“A professora falou que ele está muito atrasado, porque ele não teve contato com a escola. Está no pré dois e não sabe de nada. Está aprendendo as letrinhas agora. Ele esta muito atrasado”, comenta.
Andressa, Jersica, Beatriz e Talita moram do outro lado da rua de uma escola municipal, mas a unidade só atende crianças a partir dos quatro anos de idade. Três creches que ficam num raio de um quilômetro das residências foram questionadas e a resposta foi a mesma: não há vagas disponíveis.
Obras paradas
Ao mesmo tempo, o País tem mais de 1,2 mil obras – de creches e de pré-escolas paradas – como uma em Teresina. A construção do centro municipal de ensino infantil começou há oito anos, mas nunca acabou.
No Distrito Federal, um centro de educação da primeira infância está em obras desde 2021. Na placa do governo do estado, o prazo de entrega foi coberto. Na do governo federal, o término estava marcado para 14 de maio de 2022. O prédio receberia 396 crianças em dois turnos.
Embora o governo federal tenha lançado um programa para retomar obras paradas em todo o País, os especialistas ressaltam que a construção das creches é apenas o primeiro passo para resolver o problema.
“A gente sabe que no Brasil existe o grande desafio que é a qualidade dessa escola que passa por você recrutar profissionais de qualidade e manter a estrutura e também fazer com que funcione essa estrutura. Então a gente sabe que fazer a creche é só o primeiro passo de uma longa jornada que o Brasil precisa enfrentar”, destaca Janaína Feijó.
No Ar: Pampa Na Madrugada