Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Home Porto Alegre No Centro Histórico de Porto Alegre, trecho da rua Riachuelo tem o trânsito alterado neste sábado

Compartilhe esta notícia:

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) programou para este sábado (2) mais uma alteração mensal no trânsito de veículos no trecho da rua Riachuelo junto à Biblioteca Pública do Estado, no Centro Histórico de Porto Alegre. Com vigência do meio-dia às 18h, a medida é motivada pela última edição de 2023 da festa literária “BPE + Cultura”, em frente ao prédio da instituição, na esquina com a Rua da Ladeira.

Os condutores que trafegarem pela Riachuelo a partir da avenida Borges de Medeiros – em direção à orla do Gasômetro – deverão realizar desvio à esquerda no Largo João Amorim de Albuquerque.

Depois é necessário contornar o Palácio da Justiça (em sentido temporariamente inverso, junto à Praça da Matriz) e fazer nova conversão, dessa vez à direita, passando pela lateral do Theatro São Pedro, até retomar o traçado original da Riachuelo.

Agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento da EPTC acompanharão o fluxo de veículos e pedestres na área, além de orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes pontuais para minimizar os impactos ao trânsito. As informações serão atualizadas em tempo real, por meio do perfil da EPTC na rede social X (antigo Twitter).

O evento promovido pela Biblioteca Pública tem por objetivo aproximá-la da comunidade, fomentar a leitura e ampliar a visibilidade de instituição. Estão programadas atrações para toda a família, como teatro, música, gastronomia e jogos de história.

Às 16h, será ministrada palestra da Escola Pública de Mobilidade da EPTC para o público idoso. O tema é a prevenção de riscos e o autocuidado no trânsito.

Siqueira Campos

A avenida Siqueira Campos é outra via central da capital gaúcha com mudanças em sua logística de fluxo: os veículos estão autorizados a circular pela faixa da direita em qualquer horário, sem restrição. Em vigor desde essa sexta-feira (1º), a medida é motivada pela constatação de uma baixa quantidade de ônibus circulando na “faixa azul” (pista exclusiva para coletivos).

Na Siqueira Campos circulam três linhas de ônibus. “Decidiu-se por desativar a faixa exclusiva, com cerca de mil metros, a fim de melhorar a fluidez e segurança viária na região”, justificou o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

Ele acrescenta: “Estamos reavaliando a sinalização em alguns pontos da cidade, sobretudo naqueles que necessitam de manutenção. Após conversar com a equipe técnica, decidimos por desativar a faixa azul para dar mais fluidez sobretudo nos horários de pico”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Pela primeira vez, Brasil assume presidência do G20; Fome e desigualdade estão no topo da agenda
Feminicida que desfigurou o rosto da vítima é condenado a quase 30 anos de prisão em Rio Grande
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias