Segunda-feira, 18 de Maio de 2026

Home Porto Alegre No Dia da Luta Antimanicomial, evento reúne serviços de saúde mental em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Em alusão aos 25 anos da Lei Federal 10.216, conhecida como Lei Antimanicomial ou Lei da Reforma Psiquiátrica, acontecerá nesta segunda-feira (18), das 13h30 as 17h, o evento Saúde Mental FestiAntimanicomial, que visa lembrar o fim dos manicômios e o novo modelo de tratamento para as pessoas com transtornos mentais.

Segundo a psicóloga Marta Fadrique, coordenadora da Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, esse novo modelo de tratamento tem como princípios o cuidado em liberdade, de base territorial, e por equipe multidisciplinar.

“A reforma psiquiátrica no Brasil abriu o espaço para a constituição da rede de atenção picosocial – RAPS. Fazem parte da RAPS diversos serviços e formas de cuidar. Como os CAPS (centros de atenção picos social), residenciais terapêuticos, o acompanhamento em saúde mental nas unidades de saúde, o cuidado em emergência e internação em leitos hospitalares, quando necessário”, ressalta a coordenadora.

Marta também explica que para atenção em saúde mental no SUS, Porto Alegre conta com oito CAPS AD, seis CAPS adulto, e quatro CAPS infantis, além de equipes especializadas na saúde da criança e adolescente (EESCA) e a equipe de Saúde Mental Adulto (ESMA). “Além disso outros componentes importantes da raps, como SRTs, atendimento de emergência e leitos hospitalares”, completa.

Portanto, o evento contará com a participação dos serviços de saúde mental e da Atenção Primária em Saúde, como os CAPS, EESCA e ESMA, GerAção Poa, Consultório na Rua, Serviços Residenciais Terapêuticos, além da participação de usuários e da comunidade porto-alegrense.

Durante a atividade, que será realizada no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, em Porto Alegre, haverá apresentações musicais e teatrais, projeção de vídeos, oficinas de saúde e arte, PICS (práticas de acupuntura, auriculoterapia e massoterapia), exposição e venda de produtos das oficinas terapêuticas e de geração de renda.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Seleção brasileira: convocação de Ancelotti para a Copa do Mundo atrai 700 jornalistas de todo o planeta
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada