Terça-feira, 04 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 4 de novembro de 2025
O Rio Grande do Sul encerrou setembro com o menor número de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) da série histórica, segundo dados do Observatório Estadual da Segurança Pública (Oesp). O levantamento mostra redução nos registros de latrocínio e homicídio doloso em diversas regiões do Estado, com destaque para o Norte.
Entre janeiro e setembro de 2025, municípios como Erechim, Frederico Westphalen, Carazinho, Iraí, Marau, Soledade, Tapejara, Sarandi, Getúlio Vargas, Sananduva e Lagoa Vermelha não tiveram casos de latrocínio. Em relação aos homicídios dolosos, oito cidades da região também apresentaram queda nos índices, sendo que Iraí, Tapejara, Sarandi e Sananduva não registraram ocorrências neste tipo de crime no período.
No total do Estado, o número de mortes violentas ficou abaixo de dez por ano a cada 100 mil habitantes — índice considerado aceitável pela Organização das Nações Unidas (ONU). É a primeira vez desde 2010 que o Rio Grande do Sul atinge esse patamar.
De acordo com o governo estadual, a redução é resultado de políticas de segurança baseadas em integração entre forças policiais, inteligência e prevenção. Até outubro, foram investidos cerca de R$ 310 milhões em viaturas, equipamentos e infraestrutura, incluindo o reforço de 28 novas viaturas para unidades da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil na região Norte.
O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Região Norte, coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior, afirmou que o trabalho conjunto tem sido determinante para os resultados. “As quedas dos índices de criminalidade são reflexo da integração entre as forças de segurança e do apoio de entidades e municípios”, disse.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul