Sábado, 01 de Novembro de 2025

Home Porto Alegre Nota Fiscal de Serviços Eletrônica pelo padrão nacional é obrigatória em Porto Alegre a partir deste sábado

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) de Porto Alegre publicou instrução normativa determinando para este sábado (1º) a data de início da obrigatoriedade, na capital gaúcha, de emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) pelo padrão nacional. Todos os prestadores de serviços da cidade deverão utilizar exclusivamente o sistema.

Trata-se da etapa final de uma migração deflagrada em 2022, quando a prefeitura assinou termo de adesão ao projeto nacional. Desde então, a Receita Municipal tem avançado de forma gradual no processo:

– Em maio de 2023, a emissão passou a ser opcional para todos os emissores.

– Já em setembro do mesmo ano, tornou-se obrigatória para os Microempreendedores Individuais (MEIs).

– Em outubro, a exigência passou a incluir as sociedades de profissionais e, logo depois, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) contribuintes do Simples Nacional.

– Agora, o padrão nacional passa a valer para todos os prestadores de serviços estabelecidos em Porto Alegre.

Embora a obrigatoriedade seja geral, a instrução normativa prevê exceções temporárias. Prestadores que comprovarem impossibilidade de emissão no sistema nacional poderão solicitar à Coordenação de Atendimento ao Contribuinte, via Portal de Serviços, uma autorização excepcional para prosseguir utilizando o sistema “Nota Legal” até 30 de novembro de 2025.

“Porto Alegre tem trabalhado gradualmente nesse processo de migração, alinhado às regras estabelecidas pela reforma tributária e que determina, a partir de janeiro, que todos os municípios deverão adotar o emissor nacional ou compartilhar as informações fiscais padrão nacional junto ao Ambiente de Dados Nacional”, ressalta a titular da pasta, Ana Pellini.

Atualização do sistema nacional

A data da obrigatoriedade foi definida a partir das melhorias na plataforma NFS-e, coordenada pela Receita Federal. No último domingo (28) foram implantadas evoluções no ambiente de produção, incluindo ajustes nos lay-outs e esquemas de validação, bem como novas funcionalidades para o cadastro de contribuintes e adaptações para permitir deduções de micro e pequenas empresas em casos de construção civil e salão parceiro.

Outra novidade é a inclusão de novos serviços na lista de códigos, como o de monitoramento e rastreamento à distância de veículos e cargas, além de um módulo bypass, que possibilita a emissão de NFS-e em consonância com decisões administrativas ou judiciais específicas. Informações complementares podem ser obtidas no site prefeitura.poa.br/smf.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Banda Municipal de Porto Alegre realiza neste sábado mais um concerto comemorativo de seu centenário
Matrículas nas escolas estaduais do RS devem ser realizadas até este domingo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News