Sábado, 03 de Janeiro de 2026

Home Rio Grande do Sul Nova exposição marca reabertura do Museu de Ciências Naturais da UFRGS em Imbé

Compartilhe esta notícia:

Localizado em Imbé (Litoral Norte gaúcho), o Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Mucin/UFRGS) reabriu nessa sexta-feira (2) as suas portas ao público. A instituição – referência em educação ambiental e divulgação científica – havia permanecido fechada durante um mês, para manutenção técnica e montagem de uma nova exposição temporária.

O Mucin integra o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) e, desde a sua inauguração (em 1983), atua em pautas relacionadas a questões como biodiversidade e a conservação dos ecossistemas, principalmente costeiros e marinhos, consolidando-se como elo entre a produção acadêmica da UFRGS e a comunidade.

De acordo com a coordenação do museu, o espaço reflete uma busca constante por renovação de acervo e linguagem para atrair novos públicos e manter o estímulo à reflexão sobre o papel do ser humano como parte integrante da natureza.

Exposição

De terça a sexta-feira (8h30min-11h30min e 14h-17h), além de sábado (14h30min-17h30min), os visitantes podem conferir uma mostra, de longa duração, que contextualiza a biodiversidade do Litoral Norte e as relações entre os seres que ali interagem. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Têm direito à gratuidade idosos, crianças de até 6 anos e pessoas com deficiência. Endereço: Avenida Tramandaí nº 976.

O destaque da temporada é o Refúgio de Vida Silvestre Ilha dos Lobos, localizada em Torres (também no Litoral Norte) e que explora a importância estratégica dessa unidade de conservação como área vital de descanso, alimentação e reprodução para diversas espécies.

Com 143 hectares, trata-se da menor unidade federal de conservação no País – a Ilha não comporta vegetação, pois é totalmente formada de rochas, sendo a única reserva natural brasileira com presença regular de leões-marinhos e lobos-marinhos.

Em outubro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) regulamentou a visitação ao refúgio para atividades de ecoturismo e educação ambiental. O acesso é gratuito, mas exige agendamento prévio pelo site oficial do ICMBio.

O processo inclui o preenchimento de dados pessoais e a assinatura de um Termo de Reconhecimento de Riscos. Após ter o termo preenchido, a reserva é confirmada. Essa medida visa garantir a segurança dos participantes e o monitoramento das atividades pela equipe técnica da unidade. É possível acessar o guia do visitante da Ilha dos Lobos e o sistema de agendamento por meio do site icmbio.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Unidade Móvel do Tudo Fácil estará na Orla de Tramandaí
Nova exposição marca reabertura do Museu de Ciências Naturais da UFRGS em Imbé
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News