Domingo, 16 de Junho de 2024

Home Porto Alegre Nova fase da campanha contra a gripe começa nesta segunda-feira, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A nova fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) começa nesta segunda-feira (02), e se estende até 3 de junho em todo Brasil. Em Porto Alegre, a imunização ocorrerá em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local.

Nesta etapa, a imunização será destinada a gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias), povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Confira a lista das doenças crônicas não transmissíveis que são incluídas na campanha de vacinação contra a gripe neste link.

A vacinação também continuará disponível para os demais grupos já contemplados: idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

Para receber a imunização, idosos deverão apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores das categorias acima mencionadas, devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Gestantes e puérperas devem apresentar a carteira de gestante.

Crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde. Condições de saúde podem ser comprovadas com atestado médico, laudo ou prescrição de receita de medicamento de uso contínuo.

Segundo o informe do Ministério da Saúde, não há necessidade de aguardar um intervalo entre a vacina da gripe e qualquer outra. A única exceção para esta regra são as crianças de 5 a 11 anos de idade. Nesse caso específico, deve-se aguardar 15 dias entre as doses que protegem contra o coronavírus e a influenza.

Na campanha de 2021, foram aplicadas 774.630 doses em Porto Alegre, de acordo com dados do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde. O número de doses equivale a 106,3% do público estimado pelo Ministério da Saúde para a imunização, que era de 728.909 pessoas.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o público estimado para imunização em Porto Alegre em 2022 é de 711.533 pessoas. A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. A vacinação contra a gripe na Unidade de Saúde Modelo é realizada na Igreja Nossa Senhora do Líbano, em frente ao serviço, a partir das 9h.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

FGTS poderá ser usado para pagar até 12 parcelas atrasadas do imóvel
Semana tem 1.103 vagas de emprego cadastradas no Sine Municipal de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias