Terça-feira, 04 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 4 de novembro de 2025
Promover um olhar ampliado e baseado em evidências sobre a saúde do homem é o propósito da primeira edição do Simpósio Saúde do Homem em Evidência, que será realizado no dia 05/11, às 9h30, no InsCer (Av. Ipiranga, 6690), em parceria com o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL PUCRS) e Oncoclínicas. O evento contará com a participação de médicos de diferentes especialidades do Hospital e convidados, que irão discutir os principais temas da atualidade relacionados ao cuidado masculino.
Para o urologista do HSL PUCRS, Dr. Andrei Centeno, um dos palestrantes do simpósio, enxergar a saúde do homem de forma integral é essencial. “A abordagem multidisciplinar permite identificar e prevenir doenças de maneira mais eficaz, valorizando o cuidado global, físico, mental e social, e fortalecendo uma medicina centrada no paciente e sustentada por evidências científicas”, destaca.
Segundo o especialista, ainda há resistência por parte dos homens em procurar atendimento médico preventivo. “Para mudar esse cenário, é preciso investir em educação em saúde, campanhas que quebrem estigmas e aproximem o homem do cuidado preventivo. O diálogo deve ser simples, acessível e contínuo, valorizando o autocuidado como sinal de responsabilidade, não de fragilidade”, afirma.
Durante a programação da manhã, serão abordados temas como prevenção de eventos cardiovasculares, reposição hormonal, disfunções sexuais e patologias prostáticas.
Dr. Andrei explica que os principais desafios nessas áreas ainda estão relacionados ao preconceito e à desinformação. “Há muito tabu em falar sobre saúde sexual e medo de reposição hormonal. É essencial educar a população com base em evidências e mostrar que essas questões fazem parte do cuidado integral do homem”, ressalta.
No turno da tarde, o foco será o combate ao câncer de próstata. O médico destaca avanços importantes no diagnóstico e tratamento da doença. “A combinação de PSA (teste feito para rastrear câncer de próstata) com ressonância multiparamétrica da próstata reduziu biópsias desnecessárias e melhorou a detecção de tumores relevantes. Já no tratamento, as abordagens minimamente invasivas e robóticas, além das terapias direcionadas, têm ampliado o controle da doença e a sobrevida”, explica.
Dr. Andrei reforça que o rastreamento e o acompanhamento regular com o urologista são fundamentais. “O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem altas chances de cura. O cuidado preventivo salva vidas e permite tratar a doença de forma menos agressiva e mais eficaz”, conclui.
Clique aqui para fazer sua inscrição gratuita no Simpósio e conferir a programação completa do evento.
Serviço:
Simpósio Saúde do Homem em Evidência
Data: 05/11
Horário: 9h30 às 15h30
Local: InsCer (Av. Ipiranga, 6690)
Inscrição pelo link: https://eventos.fellini.group/inscricao-eventosuro2025