Sábado, 25 de Outubro de 2025

Home Mundo Novo ataque aéreo russo na Ucrânia deixa dois mortos e 13 feridos

Compartilhe esta notícia:

Duas pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas em Kiev após mísseis e drones russos atingirem diversos alvos na Ucrânia durante a madrugada, incluindo instalações de infraestrutura e energia, informaram autoridades ucranianas neste sábado (25).

O ataque provocou vários incêndios e danificou estruturas residenciais em Kiev, incluindo uma creche, segundo autoridades locais. “Esses bombardeios foram novamente direcionados contra nossa infraestrutura civil e energética”, afirmou a primeira-ministra Yulia Svyrydenko na rede X. “Agora, a Rússia tenta provocar uma catástrofe humanitária na Ucrânia às vésperas do inverno.”

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, disse que mísseis e drones russos também atingiram a rede elétrica, ferrovias e residências nas cidades de Dnipro, Kharkiv e Sumy.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou em comunicado no Telegram que os ataques noturnos tiveram como alvo empresas do complexo militar-industrial ucraniano e instalações de energia que sustentam suas operações. O ministério também informou, em nota separada, que suas forças derrubaram 121 drones ucranianos durante a noite, incluindo sete que se dirigiam a Moscou.

Sistemas Patriot

Grandes nuvens de fumaça podiam ser vistas sobre Kyiv na manhã de sábado, enquanto bombeiros corriam para conter incêndios em vários pontos da cidade. Até o meio-dia do horário local, as equipes haviam controlado um incêndio em um armazém de 13 mil metros quadrados com o apoio de dois helicópteros e conseguido apagar as chamas em outro edifício.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que os ataques reforçam a importância dos sistemas de defesa aérea Patriot para proteger as cidades ucranianas das ofensivas constantes da Rússia.

“Somente desde o início deste ano, a Rússia lançou cerca de 770 mísseis balísticos e mais de 50 mísseis ‘Kinzhal’ contra a Ucrânia”, disse Zelensky no Telegram. Os sistemas Patriot têm se mostrado eficazes na destruição de mísseis balísticos russos, e a Ucrânia busca atualmente firmar um contrato para comprar 25 unidades do sistema de defesa aérea dos Estados Unidos.

Segundo a Força Aérea da Ucrânia, foram abatidos quatro dos nove mísseis e 50 dos 62 drones lançados durante os ataques noturnos. A Força Aérea relatou ainda cinco impactos diretos de mísseis e 12 de drones em 11 locais diferentes do país.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Operação apreende fios e cabos de cobre em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Debate Show