Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 29 de outubro de 2025
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre mantém até esta sexta-feira (31) a consulta pública para que professores, gestores, estudantes e comunidade escolar em geral possam contribuir com sugestões e questionamentos ao novo currículo do Ensino Fundamental na instituições do setor geridas pela prefeitura. O acesso se dá por meio de link em prefeitura.poa.br/smed.
O objetivo do novo programa é estabelecer um referencial integrado, que organize de forma clara, participativa e coerente o ensino nas escolas da rede pública municipal.
Alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), o documento traz avanços importantes, como a inclusão dos componentes de Língua Espanhola, Estudo Religioso e Filosofia, este último com habilidades específicas voltadas ao desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes.
O documento ainda contempla a BNCC de Computação e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) como eixos integradores dos componentes curriculares, reafirmando o compromisso da rede com a valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas, bem como com a promoção da inovação e da tecnologia nos processos educativos. Conforme o titular da Smed, Leonardo Pascoal, a mudança representa um marco:
“Política curricular só se sustenta quando chega com clareza à sala de aula e é compreendida por quem educa e por quem aprende. Com esse documento, alcançamos um novo patamar de coerência pedagógica, transformando expectativas em orientações concretas para a prática docente e garantindo o direito de aprender com qualidade em toda a cidade”.
(Marcello Campos)