Sexta-feira, 17 de Outubro de 2025

Home em foco Novo presidente da Petrobras será José Mauro Ferreira Coelho, ex-secretário de Petróleo do Ministério de Minas e Energia

Compartilhe esta notícia:

José Mauro Ferreira Coelho foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a presidência da Petrobras, informou nesta quarta-feira o Ministério de Minas e Energia. Ele foi secretário de Petróleo do próprio ministério e é uma pessoa de confiança do ministro Bento Albuquerque.

O governo também definiu a indicação de Marcio Andrade Weber, que já é conselheiro da estatal, para assumir a presidência do Conselho de Administração.

José Mauro é presidente do Conselho de Administração da PPSA, estatal que cuida da comercialização de óleo e gás que o governo tem direito em contratos do pré-sal. Foi ex-secretário de Petróleo e Gás do MME.

“O governo renova o seu compromisso de respeito a sólida governança da Petrobras, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Empresa”, disse o MME.

José Mauro foi diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), onde é funcionário concursado. Ele é bacharel em Química Industrial, mestre em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mauro chegou atuar com oficial da artilharia do Exército entre 1983 e 1991.

Atuação no setor

Em sua carreira, José Mauro acumula mais de 25 anos de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Atuou também, por vários anos, na área docente de graduação e pós-graduação, com três livros publicados e mais de 30 trabalhos científicos apresentados ou publicados em periódicos ou anais de congressos nacionais e internacionais.

O governo também indicou novos conselheiros para a Petrobras: Luiz Henrique Caroli; Carlos Eduardo Lessa Brandão e Eduardo Karrer.

Além de Joaquim Silva e Luna, atual presidente da Petrobras, sairá do conselho o seu presidente, Eduardo Bacellar, e Cynthia Silveira. José Mauro entrará para o conselho porque todos os presidentes da Petrobras precisam fazer parte do seu board.

O martelo da indicação foi batido em reunião na tarde desta terça-feria no Palácio do Planalto, entre o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e Bolsonaro. O anúncio ocorreu apenas nesta quarta-feira porque o governo fez antes uma rigorosa checagem do currículo e dos antecedentes dos indicados. O objetivo foi afastar qualquer possibilidade de uma nova crise em torno do nome.

Conselho

Foi a falta de experiência que afastou o secretário de Descurocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, da corrida para a Petrobras. Assessor do ministro Paulo Guedes, Andrade nunca atuou no setor, mas contava com a simpatia de Bolsonaro — de quem se aproximou com as negociações em torno do reajuste salarial para policiais federais.

O risco de um novo revés, porém fez com que Andrade fosse preterido na escolha.

Indicado para a presidência do Conselho de Administração, Márcio Weber já faz parte do board. Ele chegou a ser cogitado para a presidência da própria empresa, mas, de acordo com integrantes do governo, não preenchia os critérios exigidos pela Petrobras e pela Lei das Estatais.

Weber diretor da empresa sa Petroserv e trabalhou por 16 anos na Petrobras. Teve passagem por outras empresas e prestou assessoria ao grupo PMI na operação de plataformas. Engenheiro civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem passagens com especialização em engenharia de petróleo pela Petrobras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Entenda a situação no Peru e os motivos que levaram à anulação do toque de recolher
As táticas de Vladimir Putin para impulsionar o rublo, a moeda oficial russa
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada