Sexta-feira, 03 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de outubro de 2025
O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos atingiu em 2025 o maior patamar já registrado desde 2020, início da série histórica. Só neste ano, 2.268 imigrantes do Brasil foram retirados do território norte-americano por decisão do governo Trump, segundo a Polícia Federal.
O recorde foi alcançado com o voo que trouxe 110 passageiros na noite de quarta-feira (1º) ao Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (entenda mais abaixo porque aviões com deportados pousam em Confins).
A soma de deportados para o Brasil de janeiro a 1° de outubro de 2025 já é 37% maior que o número do total registrado ao longo de todo o ano 2024.
Desde janeiro, foram 24 voos dos EUA para o Brasil de deportação. Um desses voos decolou ainda durante o governo de Joe Biden. Outros 23 partiram no governo de Donald Trump, que tomou posse em 20 de janeiro.
A expectativa é que outros 12 voos cheguem até dezembro, com frequência semanal. Até então, o maior número havia sido em 2021, quando 2.188 brasileiros foram deportados.
A chegada em Confins está ligada a questões de logística. O aeroporto tem capacidade para receber voos desse porte e conta com conexões que facilitam o retorno dos deportados às suas regiões de origem, principalmente por estar próximo de cidades que registram um maior número de emigrantes – como Governador Valadares(MG), no Vale do Rio Doce.
As deportações em voos coletivos começaram em outubro de 2019, durante o primeiro mandato de Donald Trump. Na época, o governo brasileiro voltou a autorizar o pouso dessas aeronaves, o que não acontecia desde 2006.
Pelas regras americanas, estrangeiros podem ser expulsos por entrada irregular, desrespeito às leis migratórias, envolvimento em crimes ou situações consideradas ameaça à segurança pública. Normalmente, o processo começa com uma prisão e segue sob responsabilidade do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
De acordo com o jornal “The New York Times”, o atual governo Trump ampliou os poderes dos agentes de imigração, permitindo também a deportação rápida de pessoas que haviam conseguido proteção nos programas de asilo da gestão anterior, do democrata Joe Biden.
Atualmente, há cerca de 60 mil imigrantes presos em centros de detenção, um recorde segundo bancos de dados mantidos por pesquisadores e divulgados pela imprensa americana. Quando Trump assumiu a Presidência, havia 39 mil detidos. A meta do governo é prender 3 mil imigrantes por dia.
A política de Trump também fez o número de imigrantes que conseguem entrar no país atravessando ilegalmente a fronteira com o México despencar 92% em relação ao ano anterior, segundo dados do governo americano.