Domingo, 10 de Agosto de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 9 de agosto de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os membros da equipe e elenco do filme “O Agente Secreto”, em sessão especial no Palácio da Alvorada. Foi a primeira exibição do filme no Brasil, que teve sua estreia mundial no 78º Festival de Cannes, na França, em maio, quando recebeu aplausos do público por aproximadamente 15 minutos.
“A cultura é temida porque ela desperta a consciência política, fornece informação e não nos permite ser submissos. A cultura nos torna revolucionários, não com armas, mas com comportamento e ideias”, disse Lula, antes da sessão, que teve a presença de alguns ministros de Estados e outros convidados.
O momento contou com a presença do baiano Wagner Moura, que foi premiado como melhor ator em Cannes, pela interpretação na produção. Em interação com os fãs que estavam presentes, o artista soteropolitano falou sobre a emoção do momento: “Você vê que coisa mais linda. O que esse homem [Lula] falou agora, o jeito que ele se emocionou. Que coisa bonita. Que coisa bonita. Como ele me emociona”.
“Que bom que ele está aqui junto para celebrar a arte e o cinema do Brasil. Fiquei emocionado em Cannes quando eu vi Margareth lá e eu vi o Estado brasileiro se fazendo presente, apoiando um filme brasileiro, outros projetos brasileiros que estavam em Cannes, não só o nosso. E eu só quero dizer isso, como é emocionante, como é o presidente ligar para a gente para dizer parabéns, esses artistas brasileiros representam o povo brasileiro”, disse Wagner.
Com cenário na década de 1970, o filme conta a história de Marcelo, um professor universitário e especialista em tecnologia que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. A trama se desenvolve unindo mistério e suspense. Também integram a produção atores como: Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho.
Mendonça afirmou que a exibição do filme no palácio presidencial mostra o respeito do atual governo pela cultura do país.
“E essa noite aqui eu acho que mostra um respeito muito grande pela ideia de cultura nesse país. Passamos por um momento muito ruim, onde a cultura era atacada, e hoje eu acho que a cultura ela é festejada, ela faz parte da nossa identidade. ‘O Agente Secreto’ é um filme que fala muito sobre o Brasil e a lógica do nosso país. Então eu estou muito ansioso para que esse filme seja visto pelo povo brasileiro”, afirmou Kleber Mendonça Filho.
“O Agente Secreto é um filme que fala muito sobre o Brasil e a lógica do nosso país, e a lógica do nosso país em relação ao poder e a história. Então, eu estou muito ansioso para que esse filme seja visto pelo povo brasileiro”, acrescentou o cineasta, que dirigiu filmes aclamados como Aquarius (2016) e Bacurau (2019).
No Ar: Pampa Na Madrugada