Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 21 de fevereiro de 2026
Quando você está se arrastando ao longo do dia, o café pode oferecer um recomeço. Ele pode impulsionar seu cérebro, aguçando seu foco e melhorando seu humor. Diversos estudos constataram que o consumo de café está associado a um menor risco de depressão. No entanto, isso não comprova que o café previne ou trata a depressão, afirma Ma-Li Wong, psiquiatra da SUNY Upstate Medical University.
Na verdade, se você beber café em excesso, ele pode piorar sua saúde mental. Por isso, perguntamos a especialistas o que o café realmente faz com o humor e como aproveitar ao máximo uma xícara da bebida.
É apenas uma questão de cafeína?
A relação entre o consumo de café e a redução dos sintomas depressivos não é muito forte, diz Ma-Li, e certamente é mais fraca do que as pesquisas sobre antidepressivos ou exercícios físicos. Além disso, não há evidências de que o café possa realmente tratar a depressão, acrescenta ela.
Ainda assim, a cafeína é um estimulante: ela aumenta a sinalização da dopamina no cérebro e faz você se sentir com mais energia, alerta e engajado, diz Ramin Mojtabai, psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane.
Provavelmente é por isso que o café está associado a uma melhora do humor no curto prazo, principalmente nas primeiras horas após acordar.
“A cafeína é mais eficaz para melhorar o humor quando você está em uma situação de ‘déficit’”, afirma Laura Juliano, chefe do departamento de psicologia da American University, seja por falta de sono, por estar se esforçando para concluir um projeto difícil no trabalho ou por estar atrasado em relação à sua xícara de café habitual. “A primeira dose pela manhã é provavelmente a mais revigorante, porque é quando você está no seu pior momento”, acrescenta.
Mas especialistas afirmam que o cérebro se adapta ao consumo regular de cafeína, tornando-se menos sensível aos seus efeitos com o tempo. Portanto, entre os consumidores regulares de café, a melhora no humor pode ser apenas um alívio dos sintomas de abstinência, como fadiga e dores de cabeça, afirma Laura. Seu café diário pode simplesmente trazê-lo de volta ao normal, mas sair de uma fase ruim ainda é gratificante, acrescenta ela.
Segundo Laura, a melhora genuína no humor possivelmente se limita a consumidores ocasionais de café, já que essas pessoas provavelmente não desenvolveram a mesma tolerância à cafeína.
Devo mudar meus hábitos de consumo de café?
Seja para ganhar ânimo ou apenas para aliviar a abstinência, beber café pode ser gratificante. Porém os efeitos provavelmente dependem da quantidade consumida.
Cada pessoa metaboliza a cafeína de forma diferente, mas a quantidade ideal para obter benefícios para o humor costuma ser de uma a duas xícaras, segundo Mojtabai. Pouco café pode não ter muito efeito, e muito pode causar ansiedade ou irritabilidade.
Para algumas pessoas, contudo, mesmo pequenas quantidades de café podem piorar a saúde mental — especialmente se já forem propensas à ansiedade ou se consumirem café no fim do dia, quando a bebida pode afetar a qualidade do sono. Por isso, pode ser útil evitar a cafeína de seis a 12 horas antes de dormir. Alguns médicos também recomendam reduzir o consumo de café se você sofre de ansiedade de forma geral.
Crianças menores de 12 anos também devem evitar o café, enquanto aquelas entre 12 e 18 anos devem limitar o consumo. Pessoas que tomam certos medicamentos, incluindo estimulantes e alguns remédios psiquiátricos, devem consultar um médico sobre o consumo de café, já que essa combinação pode aumentar o risco de efeitos colaterais. E se você estiver apresentando sintomas de depressão, procure ajuda médica também; não há evidências de que o café ou qualquer outro produto com cafeína seja um tratamento eficaz, reforça Honglei Chen, epidemiologista da Universidade Estadual de Michigan.
Mas, no que diz respeito ao humor, se você costuma tomar uma ou duas xícaras de café regularmente e não apresenta nenhum problema de saúde, não há necessidade de mudar nada, afirma Chen. Para muitas pessoas, o atrativo está no ritual ou no sabor, e elas não se importam de tornar isso um hábito diário. “Se funciona para você, ótimo”, acrescenta.
Se você não bebe café, no entanto, não há necessidade de começar a tomá-lo para melhorar seu humor — qualquer melhora que você possa obter será pequena, se é que existirá, diz Ma-Li. Outras estratégias, como priorizar o sono, socializar mais e encontrar maneiras de se movimentar, estão associadas a benefícios muito maiores para a saúde mental.
“Se você está pensando em melhorar seu humor, deveria começar a fazer exercícios”, orienta Ma-Li.