Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 6 de janeiro de 2026
A doença do beijo, também conhecida como mononucleose, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV), transmitido principalmente pelo contato direto com a saliva infectada.
Uma vez contaminado pelo EBV, o paciente permanece com o vírus por toda a vida, podendo transmiti-lo a outras pessoas mesmo sem apresentar os sintomas da mononucleose.
Atualmente, acredita-se que o EBV seja um fator de risco para outras condições de saúde, como lúpus, esclerose múltipla e diabetes.
Quais são as formas de transmissão da Doença do Beijo?
Como dito anteriormente, o contato direto com a saliva é a principal forma de contágio. No entanto, a mononucleose ainda pode ser transmitida pelo compartilhamento de objetos pessoais, como talheres e escova de dentes.
O contágio também ocorre por meio de gotículas expelidas durante a tosse ou espirro de uma pessoa infectada e, em casos raros, de transfusão sanguínea.
Quais são os sintomas da Doença do Beijo?
Entre os sintomas e sinais da doença do beijo estão: Dor na garganta; Febre; Mal-estar; Dor de cabeça; Fadiga e cansaço; Calafrios; Náuseas e vômitos; Tosse; Perda de apetite; Placas esbranquiçadas na boca e na garganta;
Inflamação dos gânglios do pescoço; Dores musculares; Aumento do fígado e do baço.
A Doença do Beijo tem cura?
Embora o vírus Epstein-Barr permaneça no corpo, a maioria das pessoas se recupera da infecção em até 2 semanas. Ainda não existe um tratamento específico para eliminar o patógeno causador da doença.
Qual é o tratamento para a Doença do Beijo?
Para tratar a doença do beijo, o médico pode prescrever medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, que buscam aliviar os sintomas da infecção. Também é recomendado se manter em repouso, evitar a prática de esportes e beber bastante água, para evitar complicações e assegurar uma boa recuperação.
Se tenho sintomas de Doença do Beijo, que médico devo procurar?
Diante de sintomas sugestivos de doença do beijo, o paciente pode consultar um clínico geral ou um infectologista, profissionais capacitados para diagnosticar a condição e recomendar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico da Doença do Beijo?
Normalmente, o diagnóstico da doença do beijo se baseia na avaliação clínica realizada pelo médico e nos resultados de exames laboratoriais, como hemograma completo e teste de anticorpos específicos contra EBV.