Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

Home Gabriela Vedolin O que é bruxismo?

Compartilhe esta notícia:

O nome que remete ao dia das bruxas nada mais é do que um movimento da musculatura mastigatória. Pode ser encostar, comprimir ou ranger os dentes ou manter os músculos da face contraídos na mesma posição.

Acreditávamos que isso acontecia somente à noite. Mas hoje sabemos que o bruxismo pode ser do sono (não importa o horário que você esteja dormindo) ou em vigília (quando você está acordado). Isso mesmo! Você pode estar acordado, trabalhando, dirigindo ou malhando e fazendo bruxismo. A concertação em alguma atividade faz com que não percebemos o hábito mas ele está acontecendo.

Isso pode gerar desgaste exagerado dos dentes e a contratura da musculatura pode levar a dor, sensibilidade na face, dor na articulação (as vezes confundida com dor de ouvido) e dor de cabeça. Normalmente está relacionado com momentos de tensão, estresse ou até mesmo quando está concentrado lendo um livro, estudando, usando o computador ou assistindo TV.

O bruxismo pode ser primário (não relacionado a nenhuma outra alteração) ou secundário a medicações (fluoxetina, paroxetina, venlafaxina, etc), mal de Parkinson, distúrbios respiratórios (ronco, apneia), etc.

O diagnóstico é fundamental para o correto tratamento. Através de um exame clínico específico, questionários, aplicativos para celular ou tablete e aparelhos que verificam a atividade da musculatura mastigatória é possível identificar o bruxismo, classificar e planejar o tratamento correto. Em alguns casos pode ser solicitada a polissonografia (exame do sono). Avaliar seu sono é essencial para relacionar hábitos e identificar demais fatores!

O tratamento correto envolve placas durante o sono e eventualmente durante o dia por períodos específicos, higiene do sono, mudanças de hábitos, tratamento fisioterápico, entre outros. Atualmente se utiliza também aplicativos para celular ou tablet, adesivos e mecanismos de biofeedback. O paciente precisa se conscientizar do hábito quando o diagnóstico é bruxismo em vigília!

Existe tratamento! Busque um especialista! Tratar bruxismo é melhorar a qualidade de vida!

Gabriela Vedolin

Cirurgiã Dentista CRORS 13608

Especialista em Disfunção Temporomadibular e Dor Orofacial

Mestre FOB/USP e Doutora PUC/RS

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Gabriela Vedolin

Roncar é sinal de problema de saúde?
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias