Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

Home Mundo O que é, quem vem e o que está em jogo: tudo o que você precisa saber sobre a COP30

Compartilhe esta notícia:

Pela primeira vez, a Conferência das Partes (COP), principal fórum de deliberação sobre a agenda climática global, será realizada no Brasil.

O evento acontece em Belém (PA) a partir de semana que vem, entre os dias 10 e 21 de novembro, mais de 30 anos após a Rio-92, que foi a pedra fundamental para a criação das COPs.

A crise da hospedagem trouxe risco de mudança de sede, mas, desde o início, o governo brasileiro deixou claro o desejo de levar a conferência internacional para a Amazônia, um dos ecossistemas mais importantes para a regulação do clima no mundo, e cuja preservação é a principal marca da política ambiental da gestão Lula.

Após o encontro do ano passado — em Baku, no Azerbaijão — ter sofrido críticas sobre falta de metas ambiciosas para a reversão dos efeitos das mudanças climáticas, a presidência brasileira da COP30 promete entregar a “COP da implementação”.

O encontro será precedido da cúpula de chefes de Estado, que começa nesta quinta-feira. Entre os líderes confirmados estão a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o presidente da França, Emmanuel Macron; e o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre.

O presidente dos EUA, Donald Trump; o presidente argentino, Javier Milei; e o presidente chinês; Xi Jinping, não estarão presentes. Este último será representado pelo vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang.

O que é a COP

COP é a sigla para Conferência das Partes (COP), a reunião anual dos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). A UNFCCC foi criada durante a Conferência Rio-92, em 1992, e a COP é o principal evento para definições de resoluções ambientais e metas climáticas. Qualquer decisão só pode ser tomada se for unânime entre as partes, e passa a valer para todos os países signatários.

Em 1995, aconteceu a primeira COP, em Berlim, na Alemanha, e, desde então, a conferência foi realizada em todos os anos, exceto em 2020, quando o evento foi cancelado em decorrência das restrições sanitárias impostas pela Covid-19.

Participam da conferência todos os 198 países signatários da UNFCCC. Chefes de Estado, ministros e diplomatas costumam ir ao encontro anual representando seus países. Além disso, é comum eles ser organizarem em grupos e coalizões, por agrupamentos territoriais ou de agendas específicas. Existe, por exemplo, a G77, coalizão dos países em desenvolvimento. Além das nações, o evento reúne cientistas, líderes empresariais, ONGs e ativistas de todo o mundo.

As negociações de uma COP servem para alinhar os interesses globais em torno de objetivos concretos, como metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, mecanismos de financiamento de projetos climáticos, transição para economia de baixo carbono e outros pactos globais.

A presidência da COP prioriza os temas, define objetivos e molda as discussões. Neste ano, ela será exercida pelo diplomata André Corrêa do Lago, com direção executiva de Ana Toni, secretária Nacional da Mudança do Clima. Eles respondem diretamente ao gabinete da Presidência da República.

O evento dura duas semanas. A primeira é reservada para as discussões mais técnicas e a segunda para encontros políticos e assinaturas de acordos. Nesta quinta (6) e sexta (7), aconteceu a Cúpula dos Líderes, que, dessa vez, será realizado antes do início da COP, com a presença de dezenas de chefes de estado e prepara o terreno para o que será discutido na conferência.

As metas firmadas ao final de uma COP precisam ser consensuais, e todos os países têm direito a voto. Embora resoluções dessa natureza demandem discussões ao longo do ano inteiro, é na COP que os memorandos costumam ser de fato finalizados e assinados.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Quem é Zohran Mamdani, crítico de Trump e primeiro muçulmano a se eleger prefeito de Nova York
Cúpula de líderes antes da COP-30 tem água a R$ 25, TVs desligadas e torneira sem funcionar
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News