Quarta-feira, 28 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 27 de maio de 2025
Você já se pegou suspirando alguma vez em sua vida? Claro que sim. Essa é uma pergunta retórica, mas pelo menos lembra quando foi a última vez?
Suspirar rima com respirar e, de certa forma, faz sentido, pois não suspirar é quase impossível; seria como não respirar, não sentir, não amar ou se emocionar. Suspirar é estar vivo até ” último suspiro”.
E quantas coisas nessa vida te fazem suspirar? Já parou para pensar nisso? Uma música que traz nostalgia, um coração partido, uma saudade, um amor, um momento de ternura e, às vezes até mesmo uma tristeza, ou, então, simplesmente o cansaço de um longo dia de trabalho.
Sempre que paro para refletir, muitas vezes me pego suspirando. O interessante no suspiro é que, assim como outras demonstrações ou reações de emoção, ele é universal; não é algo cultural e, sim, inerente a nós seres humanos, e até mesmo alguns animais.
Talvez a essa altura do texto você já esteja suspirando, mas de “tédio” (outra coisa que causa suspiros), por achar que eu não vou chegar a lugar nenhum, mas aguarde…
A essa altura, você já deve estar se perguntando: “Por que esse sujeito está fazendo uma dissertação sobre o suspiros?”
Para responder a essa pergunta, eu suspiro, faço uma pequena pausa e digo… Não sei.
Talvez porque, antes de começar a escrever sobre isso, “me peguei” suspirando de saudades de uma mulher muito especial que passou pela minha vida…
Eu costumo escrever sobre tantas coisas e fazer reflexões sobre elas. De repente, me ocorreu que essa forma de comunicação não verbal do corpo geralmente passa despercebida em nosso cotidiano. Não é como as outras, tão pouco comentada ou mesmo lembrada…
Qual sua função e para que serve o suspiro?
Segundo pesquisadores da Universidade de Leuven, na Bélgica, o suspiro é como uma espécie de reinício físico-mental, com um benefício prático. Eles chegaram à conclusão que, antes do suspiro, o padrão de respiração mudava em velocidade e profundidade.
Foi, então, que descobriram que passar muito tempo respirando da mesma forma diminui a eficiência da respiração.
Suspirar provoca uma mudança no padrão e traz alívio. Porém, o portal especializado Psychology Today explica que o suspiro pode ter dois significados: ele pode tanto acalmar quanto ser um sinal de tristeza, frustração ou estresse.
Particularmente, discordo em parte desta tese. Como mencionei no início deste texto, suspirar também nos ajuda a expressar outros sentimentos além de alegria e tristeza. Como, por exemplo, nostalgia e até mesmo uma sensação de alívio após passar por alguma situação difícil ou constrangedora.
Um suspiro apaixonado pode encapsular todo desejo e a expectativa de um encontro. Assim sendo, não creio que seja algo ruim. Muito pelo contrário! Segundo os cientistas belgas, ele é um reflexo da nossa humanidade.
Bem… Com isso, sinto-me bem mais à vontade para pensar na nostalgia dos amores que deixei para trás e suspirar profundamente enquanto lembro dos bons momentos que vivemos juntos.
Suspire agora você também! E, se puder fazer isso, saiba que é porque você também está vivo.
Dê graças a Deus por isso. Viva um dia de cada vez e dê valor às pequenas coisas que te fazem suspirar… Carpe diem!
Voltar Todas de Fabio L. Borges
No Ar: Show de Notícias