Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

Home Viagem e Turismo O que você precisa saber antes de embarcar em um navio de cruzeiros no porto do Rio

Compartilhe esta notícia:

A temporada brasileira de cruzeiros começou oficialmente em outubro, mas é em dezembro que acontece o período mais movimentado no litoral, sobretudo pela chegada dos principais navios de cabotagem – que têm embarque e desembarque em território nacional. Segundo principal porto para os roteiros domésticos no país, o Rio de Janeiro terá um mês especialmente agitado.

“Nos primeiros quinze dias do mês o destaque fica por conta da grande quantidade de hóspedes estrangeiros a bordo dos navios que chegam ao Brasil fazendo uma espécie de degustação da cidade nessa escala e muitos deles voltam para estadias mais longas”, afirma o coordenador de operações do Terminal de Cruzeiros do Píer Mauá, Marcello Chagas.

De acordo com o Píer Mauá, que administra o terminal de passageiros do Porto do Rio, a cidade receberá só nos 15 primeiros dias do mês cerca de 65 mil turistas. A previsão é que, até o final da temporada, em abril de 2023, cerca de 500 mil viajantes desembarquem por aqui, chegando 37 navios, sendo dez deles inéditos, num total de 120 atracações.

Somente em 6 de dezembro, o porto teve a atracarão dois navios que, juntos, têm capacidade para mais de 11 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes: o MSC Seaview e o Costa Fortuna. Ambos terão o Rio como base principal de seus roteiros ao longo da temporada.

Nos próximos dias, dois navios estreantes em águas brasileiras deverão chamar a atenção na região portuária. Dia 9 chega o MSC Seashore, o maior transatlântico a viajar pela costa brasileira, com capacidade para 7.077 pessoas, entre passageiros e tripulantes, e que passará a temporada 2022/2023 baseado em Santos, mas parando no Rio durante seus roteiros pela região e até o Nordeste. A outra grande novidade será o internacional Norwegian Star, que atraca na cidade em 11 de dezembro, durante um longo roteiro em direção ao sul do continente.

Protocolos

Em um momento de alta de casos de covid em todo o País, é preciso ficar atento às medidas de segurança sanitária durante a viagem. As restrições mais severas ficaram no passado, e nesta temporada, os navios poderão sair com 100% de sua capacidade e o uso de máscara a bordo é recomendado, não mais obrigatório.

Os passageiros devem prestar atenção aos documentos exigidos no momento do embarque. Para roteiros de seis dias ou mais, incluindo aí os com destino a Argentina e Uruguai, é necessário apresentar seguro saúde com cobertura específica para covid e teste negativo, do tipo RT-PCR/Lamp ou antígeno, feito 24 horas antes de subir a bordo.

Ao contrário dos aeroportos, onde é recomendado chegar até três horas antes de voos internacionais, a administração do Píer Mauá reforça a orientação para que o passageiro não chegue com tanta antecedência, justamente para evitar aglomeração nos terminais. O viajante deve chegar ao porto no horário indicado no voucher, normalmente pela manhã ou no começo da tarde.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Saiba quem é a candidata para ser madrasta de Neymar
Descendentes de Mahatma Gandhi, Winston Churchil e Marthin Luther King se unem em série documental
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa