Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025

Home Colunistas O recado da pesquisa Brasmarket que aponta uma disparada de Zucco na eleição para o Palácio Piratini

Compartilhe esta notícia:

A pesquisa do Instituto BRASMARKET, concluída no final de setembro, mostra um retrato do momento no Rio Grande do Sul: deputado federal Luciano Zucco (PL) descolou dos adversários e lidera as intenções de voto para o governo do Estado com folgados 22,7% das intenções de voto, distante de Edegar Pretto (PT), com 13,4% e Juliana Brizola (PDT), com 10,4%. Trata-se, é claro, de um retrato a mais de um ano das eleições.

Em quarto lugar, aparece o atual vice-governador Gabriel Souza (MDB), com 5,1%, seguido do deputado federal Covatti Filho (PP), com 2,7% e Marcelo Maranata (PSDB), com 1,5%. A pesquisa foi registrada e o levantamento foi realizado entre os dias 24 e 29 de setembro de 2025, com 2.000 pessoas em 102 municípios, cobrindo 72,5% do eleitorado estadual. A margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Deputado Giovani Cherini critica postura do governo, impedindo convocação de suspeitos pela CPMI

O deputado federal Giovani Cherini (PL) recordou ontem, em Brasília, que a CPMI que investiga o roubo contra os aposentados do INSS não teve o apoio do PT nem dos partidos de esquerda. Cherini criticou agora o fato de 19 membros da CPMI, todos ligados à esquerda, votarem contra a convocação de alguns acusados, que a comissão pretende investigar.

Deputada Any Ortiz alerta para disparada de pedidos de recuperação judicial no agronegócio

O número de pedidos de recuperação judicial no agronegócio cresceu 31,7% no segundo trimestre de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, ao alcançar 565 solicitações, segundo dados do Serasa Experian. O número é recorde se comparado a todos os trimestres desde 2021, quando começou o levantamento.

A deputada federal Any Ortiz (Cidadania) comenta que, em especial nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná os pedidos cresceram no trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Não tem sido fácil para o setor que é um dos pilares da economia brasileira, quase 25% do PIB nacional, responsável pelo superávit da balança comercial, e com cerca de 20 milhões de empregos. Proteger o agronegócio brasileiro é garantir comida na mesa e economia forte”, afirma a deputada.

Deputado Pompeo de Matos propõe regulamentação para licenças de parlamentares

Ontem, o deputado federal Pompeo de Matos (PDT) apresentou um projeto de emenda à Constituição regulamentando a matéria. Pelo texto, segundo o deputado, “a licença de deputado federal e senador, está na Constituição e é de, no mínimo, 120 dias, ou seja, 4 meses. Para deputado estadual, estou propondo que a licença seja por 60 dias, ou seja, 2 meses, e para vereador, no mínimo, por 30 dias. Logo, nós estamos regrando na Constituição. E estou apresentando a PEC da Suplência Proporcional”.

Assim, explica Pompeo, para vereador, o suplente só vai assumir se tiver uma licença de 30 dias; ou seja, leis que regulem homens e não homens que regulem leis. Esse é o dever desta Casa. Ficamos reclamando do Supremo, do que eles fazem, mas eles fazem o que nós deixamos de fazer”, comentou.

Na ausência de lei, STF regulamentou a licença de vereadores

Está em vigor desde abril deste ano, a decisão aprovada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal que invalidou normas dos Estados do Tocantins e de Santa Catarina que previam prazo inferior a 120 dias para a convocação de suplente para ocupar vaga de deputado estadual licenciado por motivos pessoais. A decisão se deu no julgamento conjunto das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7251 e 7257 . Prevaleceu o voto do relator das ações, ministro André Mendonça, ressaltando que a Constituição Federal é expressa ao definir que as regras de licença de deputados estaduais devem seguir as estabelecidas para os deputados federais, ou seja, de 120 dias.

Claudio Bier prepara a maior delegação brasileira à Feira de Hannover

A FIERGS projeta levar para a a Feira de Hannover, na Alemanha, a maior delegação brasileira, revela o presidente da entidade, Claudio Bier. O presidente do Sistema FIERGS esteve em Brasília, numa grande rodada de contatos para debater projetos de expansão dos horizontes da indústria gaúcha. Em um destes encontros, Claudio Bier esteve com o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, acompanhado pelo presidente da Conab, Edegar Preto e os executivos da Apex, Igor Isqueiro Celeste e Laudemir André Muller.

Na ocasião, comenta Claudio Bier, “reforçamos a disposição da FIERGS em levar para a Feira de Hannover, na Alemanha, a maior delegação brasileira. A conversa também destacou a importância da internacionalização das nossas empresas e da construção de parcerias que ampliem as oportunidades para a indústria gaúcha no cenário global”.

Portaria do governo federal exclui 94 municípios gaúchos do programa de alongamento da dívida

Uma portaria publicada pelo governo federal no dia 26 de setembro limita o acesso dos agricultores ao programa de alongamento da dívida. A denúncia é do deputado federal Afonso Hamm (PP), relator do projeto de Securitização aprovado pela Câmara, e que aguarda votação no Senado. Segundo o deputado, “colocaram uma burocracia tão grande que excluíram-se 94 Municípios do Rio Grande do Sul que sofreram perdas, com decretos de emergência ao longo de 2020 a 2024; tiveram problemas em cinco safras; produtores tiveram perdas individuais superiores a 30% na cultura, mas o critério exige que sejam perdas em duas das três principais culturas”.

A portaria exclui cidades como Bagé, Chuí, Itaqui, Jaguarão, Júlio de Castilhos, Minas do Leão, Pedras Altas, Pedro Osório, Guaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul e Tapes, entre outros.

  • @flaviorrpereira

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

A urgência inadiável
Lula pode adiantar reforma ministerial para fortalecer apoio do Centrão em 2026
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada