Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

Home Rio Grande do Sul O Rio Grande do Sul voltou a avançar, pelo segundo ano consecutivo, no Ranking de Competitividade dos Estados.

Compartilhe esta notícia:

Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Grande do Sul avançou no Ranking de Competitividade dos Estados.

Dos 10 pilares avaliados, o Rio Grande do Sul obteve a primeira posição em competitividade na eficiência da máquina pública e passa a ocupar a quinta colocação geral do ranking.

Esta é a melhor marca desde 2018. No ano passado, o Estado terminou na sexta posição.

“As reformas promovidas pelo governo tiveram grande impacto sobre os resultados obtidos, e os efeitos positivos aparecem em quase todas as áreas”, frisa a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans.

O levantamento da pesquisa do Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria técnica com a Tendências Consultoria e a startup Seall, foram apresentados nesta quarta-feira (23), e corroboraram o avanço do governo gaúcho nesta edição.

Além de subir duas posições em eficiência da máquina pública, houve um salto de 18 posições em capital humano, com o Rio Grande do Sul passando para o sétimo lugar.

De acordo com o estudo, os resultados em educação e infraestrutura também têm participação importante na tendência de alta, e para os próximos anos a expectativa é de que siga uma evolução positiva no ranking geral.

Os três principais eixos e objetivos da pesquisa são a avaliação das gestões com foco na população, atração de investimentos e planejamento e execução de políticas públicas.

“O ranking ressalta os pontos negativos e positivos dos Estados. Com isso, é possível conhecer o caminho para traçar políticas públicas mais assertivas”, salientou o gerente de competitividade do CLP, Lucas Cepeda.

Posições ocupadas pelo RS

Eficiência da máquina pública: 1º
Inovação: 2º
Sustentabilidade social: 4º
Segurança pública: 5º
Educação: 6º
Capital humano: 7º
Sustentabilidade ambiental: 9º
Infraestrutura: 16º
Potencial de mercado: 20º
Solidez fiscal: 27º

O Rio Grande do Sul é o único Estado que apresentou alta na região Sul, e segue, pelo sexto ano consecutivo, entre os dez mais competitivos do Brasil. A liderança é de São Paulo (1º), Santa Catarina (2º), Paraná (3º) e Distrito Federal (4º).

Sobre o ranking

O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado pelo Centro de Liderança Pública há 12 anos. Nele, as 27 unidades federativas são avaliadas a partir de 99 indicadores distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Em discurso no Brics, Lula defende solução para guerra na Ucrânia e cobra modernização de instituições multilaterais
Saiba como será a vacinação contra Covid-19 e gripe nesta quinta-feira em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias