Domingo, 21 de Dezembro de 2025

Home Brasil O verão começa neste domingo às 12h03

Compartilhe esta notícia:

A estação mais quente do ano terá início no Brasil às 12h03min (no horário de Brasília) deste domingo (21), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fim da estação está previsto para o dia 20 de março de 2026. Apesar da possibilidade de temperaturas acima da média, o calor não deve superar os níveis registrados no verão passado.

Conforme a empresa de meteorologia Tempo Ok, as temperaturas serão mais elevadas do que na primavera, mas a chance de bater recordes históricos será menor.

A porta-voz da Tempo Ok, Maria Clara Sassaki, afirma que o próximo verão será marcado por chuvas entre a média e abaixo da média na maior parte do País. “Isso acontece porque a circulação de ventos no alto da atmosfera vai dificultar o avanço das frente frias do Sul em direção ao Sudeste do Brasil”, explica a porta-voz. “Os sistemas até se formam, mas não conseguem avançar pelo continente.”

Ainda de acordo com Maria Clara, áreas da faixa leste de São Paulo e do Rio de Janeiro podem ter chuvas mais recorrentes. No entanto, no interior desses Estados, a precipitação será irregular.

Ela explica que há previsão de pancadas de chuva no fim de tarde, com possibilidade de trovoadas, ventanias e queda de granizo, como já é comum nesta época do ano. “Por ser uma chuva muito irregular e pouco frequente, que acontece também em pontos muito isolados, essa chuva não é significativa para áreas de alguns reservatórios que estão com déficit hídrico”, disse.

Partes da Região Sul, incluindo Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e do extremo Norte do País, como Amazonas, Roraima e Amapá, podem registrar chuvas acima da média. No Sudeste, o verão deve ser marcado por temperaturas elevadas e tendência de seca, assim como na Região Nordeste, que também terá chuvas abaixo da média.

Já a empresa Metsul informa que a chuva no Brasil nos próximos dez dias terá volumes abaixo da média no Sudeste e os mais altos acumulados previstos para o Norte e o Sul do País, com o canal de umidade amazônico voltado para a Região Sul.

O Inmet explica que, nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto no norte das Regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas. Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados sobre as Regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 mm e 1.100 mm.

“Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, o verão no Brasil tem singular importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios”, diz. (Com informações de O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“Se quiserem, que derrubem meu veto”, diz Lula sobre projeto de lei que reduz penas de prisão
Supremo não deve impor obstáculos ao projeto de lei que reduziu penas de prisão
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Saúde