Quarta-feira, 30 de Julho de 2025

Home Tecnologia O WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares antigos? Entenda por que o aplicativo atualiza lista de sistemas compatíveis

Compartilhe esta notícia:

O WhatsApp costuma fazer revisões periódicas dos sistemas que serão compatíveis com o seu serviço. Consequentemente, essa medida faz com que o app de mensagens deixe de funcionar em aparelhos antigos.

Isso porque a Meta, dona do WhatsApp, prioriza uma lista de versões mais recentes de sistemas operacionais e que tenham mais usuários.

Houve rumores de que o aplicativo deixará de funcionar em celulares Android mais antigos a partir deste domingo (1º). Mas, segundo a plataforma, não há nenhuma mudança prevista na lista de sistemas compatíveis.

A última atualização do tipo aconteceu no início de maio, quando o WhatsApp deixou de funcionar em iPhones antigos e passou a suportar apenas modelos que rodem com o sistema operacional iOS 15.1 ou mais recente.

Embora essas mudanças possam assustar alguns usuários, a empresa diz que a suspensão do suporte para o app não acontece “do nada”. Qualquer mudança é informada com antecedência, para ajudar as pessoas afetadas a não perderem acesso ao aplicativo.

Mas a Meta não divulga uma lista oficial dos aparelhos que deixarão de suportar o app de mensagens. O que ela informa é com quais sistemas ele é compatível.

O Google, criador do sistema Android, o mais popular no mundo, e a Apple, responsável pelo iOS, que roda nos iPhones, costumam lançar uma nova versão todo ano, que é disponibilizada para modelos mais recentes. E mantêm, por algum tempo, versões anteriores, que atendem a aparelhos que não são tão novos.

Atualmente, o WhatsApp é compatível com os sistemas:

* Android versão 5.0 e posterior
* iOS versão 15.1 e posterior

Veja como verificar o sistema operacional do seu celular:

No Android, siga este passo a passo (os termos podem ter algumas mudanças conforme a marca):

* Clique no ícone de “Configurações” do celular;
* Em seguida, toque em “Sobre o dispositivo” e, depois, “Versão do Android”;
* Por fim, verifique a “Versão do Android”.

No iPhone (iOS), siga este passo a passo:

* Toque no ícone “Ajustes”;
* Depois, clique em “Geral” e “Atualização de Software”;
* Em seguida, verifique a última versão instalada.

Perda de suporte

O WhatsApp deixa de oferecer suporte para softwares mais antigos e com menos usuários porque, segundo a Meta, eles podem não abranger as atualizações de segurança mais recentes do aplicativo ou não incluir funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp.

No caso dos iPhones, o WhatsApp terá suporte em aparelhos que estão, pelo menos, na versão 15.1 do iOS, que não é a mais nova (a mais recente, atualmente, é a iOS 18.5, que ficou disponível em maio deste ano para iPhone XS e posteriores).

O iOS 15 é compatível com celulares da Apple entre o iPhone 6s e o iPhone 13. Assim, o WhatsApp é compatível com os modelos neste grupo e todos os outros lançados pela marca desde então.

A lista de versões de sistemas operacionais que são compatíveis com o WhatsApp é mantida na Central de Ajuda do app e atualizada anualmente.

A Meta diz ainda que, antes de deixar de oferecer suporte para um sistema operacional, exibirá uma notificação no WhatsApp.

“Também exibiremos alguns lembretes solicitando que você atualize o sistema”, informa o app.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Elon Musk cita possível data para primeira missão da SpaceX a Marte
Nicolas Prattes revela apelido que ganhou da filha de Sabrina Sato
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News