Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 27 de janeiro de 2026
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, conseguiu avançar em algumas agendas ligadas ao governo Federal. Foi ontem durante reunião em seu gabinete com o deputado federal Paulo Pimenta, o Superintendente do Patrimônio da União no Rio Grande do Sul, Émerson Rodrigues e o jornalista Voltaire Santos. A pauta tratou das obras de proteção contra cheias em Porto Alegre. Segundo o prefeito, “ficou acertado que na semana que vem, vamos realizar uma vistoria junto com representantes do Governo Federal em pontos estratégicos, entre eles, a alça de acesso da ponte do Guaíba, o Arroio Areia e as áreas dos pôlderes 7 e 8 – que vão servir para proteção de enchentes na zona norte e Aeroporto Salgado Filho”.
A reunião também sinalizou para outra pauta importante: a cessão da Usina do Gasômetro:
— Aproveitamos o encontro para tratarmos sobre a cessão da Usina do Gasômetro ao município. Com diálogo, avançamos etapas importantes e esperamos, em breve, anunciar a reabertura desse patrimônio histórico ao público”, revelou Sebastião Melo.
Desapropriações de Fazendas para o MST atinge o Rio Grande do Sul
Os sete decretos de desapropriação de fazendas assinados ontem pelo Governo Federal atingem também o Rio Grande do Sul. São fazendas que o governo Federal considera improdutivas, para destiná-las à reforma agrária. As áreas, ocupadas pelo MST, atendem a reivindicações antigas do movimento. Entre os imóveis desapropriados estão a Fazenda Três Irmãos, em Palmeira d’Oeste (SP), com 504 hectares destinados a 47 famílias, e a Fazenda Santa Fé, nos municípios de Gália e Ubirajara (SP), que beneficiará 17 famílias em uma área de 404 hectares. Também em São Paulo, a Fazenda Cascimba, em Apiaí, será destinada a 25 famílias. No Rio Grande do Norte, a Fazenda Floresta, com 700 hectares, localizada em quatro municípios, terá finalidade social. O pacote inclui ainda as fazendas Santa Cecília 1 e 2, em Nova Olímpia (MT), com 2.392 hectares, e o Horto Florestal CESA Vitória das Missões, no Rio Grande do Sul.
CNH sem prova de baliza em Santa Catarina
A decisão de cinco estados brasileiros de suspender a prova da baliza no exame prático para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação aproveita uma brecha até que o Departamento Nacional de Trânsito emita a norma nacional. A baliza é a etapa que mais reprova no processo de emissão da CNH. Os estados do Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul suspenderam a exigência. O Rio Grande do Sul mantém a obrigatoriedade da prova de baliza. Resultado prático: muitos gaúchos que possuem urgência na emissão da CNH, atravessarão o Mampituba para fazer o processo em Santa Catarina.
CNM acolhe pedido da Famurs e garante presença de gaúchos no Comitê Gestor do IBS
O comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) terá a presença de representantes gaúchos. O espaço foi conquistado graças a uma articulação da Famurs, que contou com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O auditor-fiscal e secretário da Receita de Caxias do Sul, Micael Meurer será o representante gaúcho como titular do comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços, criado pela Reforma Tributária. A Famurs conseguiu também a indicação da secretária da Fazenda de Venâncio Aires, Fabiana Keller, como uma das 14 primeiras suplentes, o secretário-adjunto da Receita de Canoas, Tiago Nectoux Camargo, e o secretário da Fazenda de São Leopoldo, Roberto Balau Calazans, como segundos suplentes.
Com Tarcísio fora da disputa, Kassab menciona Eduardo Leite como pré-candidato à presidência da República
A nuvem da política volta a se movimentar. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse ontem em entrevista que, após a desistência do governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas de concorrer ao Planalto, o partido vai buscar espaço próprio na disputa presidencial. Kassab anunciou que nessa construção, o PSD conta com dois nomes para disputar a eleição presidencial. Mencionou os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul e Ratinho Junior, do Paraná.
O Segredo de Polichinelo do novo hospital Fêmina
Não é mais segredo que o Grupo Hospitalar Conceição vai levar adiante o projeto de transferência do Hospital Fêmina, hoje na Rua Mostardeiro, para o bairro Cristo Redentor, junto ao complexo hospitalar da instituição. O projeto terá investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A nova unidade vai reunir o Fêmina e o Hospital da Criança Conceição com previsão de 530 leitos, 35 salas cirúrgicas, banco de leite humano, emergências especializadas, UTIs pediátrica e neonatal e um serviço inédito do SUS: salas de fertilização.
No espaço atualmente ocupado pelo Fêmina na rua Mostardeiro, área nobre da capital gaúcha, a Rede Zaffari deverá erguer um moderno shopping center.
Lideranças dos setores público e privado se reúnem dia 5 de fevereiro, na SABA, para debater o futuro da economia do Rio Grande do Sul
Com foco no crescimento da economia do Rio Grande do Sul, o XIII Fórum Econômico Gaúcho – Caminhos para o Desenvolvimento promoverá, no dia 5 de fevereiro, um amplo e qualificado debate sobre os rumos para o fortalecimento do estado. O evento reunirá lideranças públicas, empresariais e institucionais para discutir temas como incentivos, financiamento, inovação, sustentabilidade e geração de emprego e renda, além dos impactos da Reforma Tributária e dos novos comportamentos da economia. evento é gratuito, com inscrições disponíveis até o dia 4 de fevereiro pelo site forumeconomicogaucho.com.br
Por Flavio Pereira