Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de outubro de 2025
A nova Ponte do Salso e as obras de infraestrutura nas ruas do entorno foram entregues nesta quarta-feira (15), no bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre, importante acesso entre as avenidas Costa Gama e Nilo Wulff. O trânsito no local será liberado após a sinalização das vias ser finalizada, nos próximos dias.
O prefeito Sebastião Melo, acompanhado da vice-prefeita Betina Worm e do secretário de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, realizou a vistoria para entrega das obras.
“Hoje, fizemos a vistoria final de uma pequena grande obra que traz mais dignidade e transformação. Agora, os moradores podem se deslocar com mais segurança e rapidez, chegando com mais facilidade aos serviços públicos, como escolas, posto de saúde, hospital e assistência social. É um avanço que faz diferença no dia a dia, seja na ambulância que chega mais rápido ou no trabalhador que consegue voltar pra casa mais cedo”, disse o prefeito Sebastião Melo.
Além da substituição da estrutura antiga sobre o Arroio do Salso, foram executadas obras de infraestrutura e alargamento da rua do Cedro, assim como serviços de drenagem, colocação de meio-fio, construção de muros e pavimentação. No local, ainda serão feitas as calçadas. Os trabalhos foram coordenados pela Diretoria de Conservação de Vias.
Equipes do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) realizaram a pintura do meio-fio, e também foi instalado um contêiner para o descarte de lixo. A nova ponte, que liga as ruas Nilza da Silveira e do Cedro, tem 12 metros de extensão e nove metros de largura. A obra teve início em fevereiro deste ano e foi finalizada em junho, dentro do prazo previsto de quatro meses. A obra foi executada pela DW Engenharia.
Investimento
O valor total do investimento na construção da ponte e obras de infraestrutura foi de R$1,8 milhão, com recursos do município. “A nova ponte e as melhorias na infraestrutura no entorno são mais que uma obra, um asfalto e acessibilidade. É trazer dignidade para os moradores que há anos vivem no local: uma nova realidade”, destaca o secretário Vitorino Baseggio.
Mário de Souza Reis, de 72 anos, mora há 18 na rua Nilza da Silveira. Para ele e para a comunidade local, essa obra era mais do que esperada. “É um sonho que estamos realizando, depois de 30 anos pedidos para melhorias da ponte e da infraestrutura. Finalmente, conseguimos”, afirma.