Sábado, 25 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 25 de outubro de 2025
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados do Departamento Estadual de Investigações Criminais, nesta sexta-feira (24), deflagrou a Operação Ingaudium, em Caxias de Sul, na Serra Gaúcha.
A ação ocorreu em diligências investigatórias efetuadas após o registro de duas ocorrências policiais de desvio de fios e cabos revestidos de cobre e monitoramento contínuo dos suspeitos.
Segundo a delegada de Polícia Fernanda Drews Amorim, no decorrer dos atos investigatórios apurou-se que a autoria dos delitos recairia sobre dois funcionários de empresa terceirizada de telefonia, cujo modus operandi compreendia a retirada de fios e cabos revestidos de cobre de postes vicinais em vias públicas de Caxias do Sul durante o horário regular de trabalho dos funcionários, que desviavam grande parcela dos bens de propriedade pública por extensão a determinada residência radicada em local ermo.
“Posteriormente, os bens eram destinados à segregação, moagem e comercialização ilícita do cobre, ludibriando as empresas de telefonia concessionárias de serviços públicos essenciais a partir do desligamento dos rastreadores veiculares durante a jornada de trabalho dos funcionários terceirizados”, explicou a Delegada Fernanda Amorim.
Dois indivíduos foram autuados em flagrante delito pelo cometimento do crime de estelionato na modalidade de disposição de coisa alheia como própria.
Além das prisões em flagrante, foram apreendidos mais de 1.000 quilos de fios e cabos na modalidade conhecida como “cabelinhos”, de propriedade de operadoras de telefonia, utensílios e maquinários para a pesagem, o corte, a separação e a incineração do cobre, dois veículos empregados para a prática delitiva, três aparelhos celulares e uma carabina de pressão.
O prejuízo patrimonial estimado às concessionárias de serviços públicos de telefonia alcança a monta de mais de 35 mil reais somente no município de Caxias do Sul, sendo que outras diligências investigatórias ainda serão levadas a cabo durante o trâmite do respectivo Inquérito Policial. Os bens apreendidos foram imediatamente restituídos às empresas.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul