Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 4 de setembro de 2025
A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (4), uma operação em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para investigar denúncias de abate irregular de cães dentro da Secretaria de Bem-Estar Animal do município. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na própria secretaria e em outros cinco endereços ligados ao caso.
As investigações começaram após relatos de servidores da pasta sobre o desaparecimento de animais recolhidos. De acordo com a delegada Luciane Bertolletti, responsável pelo inquérito, o número de eutanásias realizadas no local chamou a atenção: foram 239 procedimentos em apenas oito meses. Depois, os corpos eram enviados a uma universidade para incineração.
A principal investigada é Paula Lopes, que ocupou o cargo de secretária de Bem-Estar Animal entre janeiro e agosto deste ano, quando foi exonerada. Segundo a polícia, ela recolhia animais doentes nas ruas e divulgava campanhas em redes sociais pedindo doações para custear os tratamentos. Com os valores arrecadados, os animais acabavam desaparecendo.
Paula também é investigada por usar uma ONG de resgate de animais para movimentar os recursos. A polícia afirma que a chave Pix da entidade recebia as doações, mas parte do dinheiro teria sido desviada. Na residência dela, foram apreendidos R$ 100 mil em espécie.
Além da ex-secretária, também são investigados uma médica veterinária e um homem suspeito de transportar restos mortais dos animais. A apuração inclui ainda denúncias de maus-tratos a gatos, que estariam sendo mantidos de forma irregular em um contêiner na secretaria.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul