Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de dezembro de 2025
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou o balanço da Operação Radar realizada entre os dias 18 e 24 de agosto em Porto Alegre. O maior excesso de velocidade registrado no período ocorreu na avenida Ernesto Neugebauer, no bairro Humaitá, onde um automóvel foi flagrado a 118 km/h em um trecho com limite de 60 km/h.
Durante a operação, 15.499 veículos foram fiscalizados em 46 ações com radares portáteis, distribuídas por diferentes vias da cidade. Desse total, oito condutores foram autuados por trafegar a velocidades superiores a 100 km/h.
Maiores velocidades registradas no período:
– Avenida Ernesto Neugebauer x Júlio Juraci da Luz – 118 km/h (automóvel);
– Avenida Ipiranga, 8600 – 111 km/h (motocicleta);
– Avenida Dom Pedro II, 134 – 108 km/h (motocicleta);
– Avenida Ipiranga, 8859 – 106 km/h (motocicleta);
– Avenida Salvador França, 1707 – 104 km/h (motocicleta).
Locais das operações entre 15 e 21 de dezembro:
– Avenidas Assis Brasil; Baltazar de Oliveira Garcia; Bento Gonçalves; Borges de Medeiros; Dante Ângelo Pilla; Diário de Notícias; Dom Pedro II; Dr. Nilo Peçanha; Dr. Salvador França; Edvaldo Pereira Paiva; Ernesto Neugebauer; Ipiranga; Juca Batista; Padre Cacique; Plínio Kroeff; Senador Tarso Dutra; Sertório; e rua Pereira Franco.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir acima de 50% do limite máximo permitido na via configura infração gravíssima (artigo 218, inciso III). Nesses casos, a penalidade é de três vezes o valor da multa base, totalizando R$ 880,41, além da suspensão do direito de dirigir.
Os pontos de fiscalização também são informados pelo aplicativo Waze, identificados com o ícone de polícia e a indicação de radar móvel, juntamente com a velocidade máxima permitida na via. As localizações e os estudos técnicos que fundamentam as operações são divulgados nos canais oficiais da prefeitura.
Com o objetivo de ampliar a transparência das ações de fiscalização, a EPTC disponibiliza em seu portal o mapa interativo com a localização dos medidores eletrônicos de velocidade (MEVs), incluindo radares portáteis, lombadas eletrônicas e controladores fixos (pardais), por meio do site EPTC Transparente.