Quarta-feira, 26 de Março de 2025

Home Porto Alegre Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta neste sábado um concerto com mais de 100 vozes

Compartilhe esta notícia:

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresentará às 17h deste sábado (4) um concerto com mais de 100 vozes, incluindo o Coro Sinfônico da Ospa, quatro cantores solistas e o Coro Contemporâneo de Campinas (SP), especialmente convidado. Sob regência do maestro Manfredo Schmiedt, serão interpretadas grandes obras da música sacra.

Os ingressos estão à venda no site sympla.com.br. Quem não puder comparecer, terá a oportunidade de acompanhar o evento ao vivo, no canal da instituição no site de vídeos youtube.com. Uma hora antes, interessados em conhecer um pouco mais sobre o programa do espetáculo contarão com mais uma edição da palestra “Notas de Concerto”.

O evento integra a programação do Festival de Música Coral Sacra Musica DEI, que prossegue até o domingo (5) em Porto Alegre e Gramado, de forma simultânea à 2ª Convenção Nacional da Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros (Abraco). Sob direção do maestro Marcio Buzatto, o festival reúne grupos corais de todo o Brasil e Exterior.

“Te Deum”

Um dos destaques da programação é “Te Deum”, do austríaco Anton Bruckner (1824-1896), em versão com cerca de 20 minutos de duração. “A composição foi apresentada pela última vez na capital gaúcha há dez anos, na Igreja da Reconciliação”, ressalta o maestro Schmiedt. “É uma obra importante inclusive em minha trajetória, pois a regi na prova de ingresso para o cargo de maestro do Coro”.

Estreada em 1886, “Te Deum” é considerada uma das mais potentes manifestações de fé por meio da música. O coro canta em uníssono e, para os solos, juntam-se à Ospa os renomados cantores líricos Susie Georgiadis (soprano), Edineia Oliveira (mezzo-soprano), Eric Herrero (tenor) e Daniel Germano (baixo-barítono).

O repertório inclui outras duas obras de caráter religioso, executadas somente pela orquestra, começando por ‘Morceau Symphonique”, trecho instrumental do oratório “Rédemption”, composta em 1871 pelo belga César Franck (1822-1890).

Conforme a pianista gaúcha Olinda Allessandrini, convidada a comentar o programa na palestra que antecede o concerto, a obra possui “planos sonoros que se expandem levando a um clímax majestoso”.

Outras peças

Encerrando a apresentação, a Ospa executa pela primeira vez “Vetrate di Chiesa”, criada em 1922 pelo italiano Ottorino Respighi (1879-1936). Olinda salienta que o autor retrata vitrais, criando “atmosferas sonoras que refletem a luminosidade das cores e sombras projetadas no interior das igrejas”.

Schmiedt acrescente que a obra é uma suíte sinfônica baseada em melodias gregorianas: “É uma típica composição do Respighi, com todas as cores características, dinâmicas extremas e lindas melodias”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Infecção por fungo deixa pacientes cegos após mutirão de cirurgia de catarata no Amapá
Moradores de cidades gaúchas atingidas pelos desastres climáticos no Vale do Taquari receberão aluguel social e outras formas de auxílio
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News