Domingo, 25 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 24 de maio de 2025
Carlo Ancelotti vai se cercar de atletas de sua confiança na seleção brasileira. E isso inclui Neymar. O atacante precisa estar em campo para ser chamado, e seu retorno na quinta-feira, na partida entre Santos e CRB, torna viável sua presença na primeira lista de convocados, que será divulgada na segunda-feira (26).
A falta de sequência, com seguidas lesões, foi tema de conversa entre o italiano e o jogador, que se falaram por telefone. A preferência de Neymar, que sonha com a Copa do Mundo de 2026, por Ancelotti não se deu somente porque o plano B da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) era Jorge Jesus, com quem o santista teve atritos no Al-Hilal. Há confiança de que o técnico aguarde por Neymar, se preciso, até os “48 minutos do segundo tempo” para levá-lo à América do Norte.
O volante Casemiro, desprezado por Fernando Diniz e por Dorival Júnior, aparece como candidato número 1 a ser o capitão. Se no Brasil a tarja é um acessório decorativo, na Europa ela é dada a profissionais que exercem liderança dentro e fora de campo. Outro nome familiar a Ancelotti que deve reaparecer é o centroavante Richarlison, com quem o treinador trabalhou no Everton.
Há quem defendesse que Jorge Jesus pudesse ser melhor opção neste momento de turbulência porque poderia barrar do time titular atletas que não rendem na seleção. Parece loucura imaginar, hoje, a escalação sem Vinícius Júnior, mas ele deve atuações convincentes com a amarelinha.
Ancelotti o conhece bem e deve abraçá-lo, já que é seu jogador no Real Madrid. O carinho, para a diretoria da CBF, é neste momento mais importante do que a pressão. Por isso o italiano é visto como peça fundamental para que Vini, principalmente, possa estar inspirado no ano que vem.
O novo comandante deve usar agosto para ver vários jogos no Brasil, já que a Série A e torneios continentais vão parar entre junho e julho por causa do Mundial de Clubes. Há curiosidade até dentro da confederação de como ele pretende usar atletas que estão no país. A tese de um elenco quase 100% “europeu” não é consenso entre pessoas que presenciaram as negociações para ele se tornar treinador da seleção.
A possibilidade de o italiano viajar aos Estados Unidos para acompanhar o Mundial de Clubes não está descartada. Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo serão os times brasileiros na competição da Fifa. Ele deve pegar alguns dias de férias após divulgar sua primeira relação de convocados, já que emendará o anúncio com o fim da temporada do Real Madrid.
Só que com apenas um ano até a Copa, descansar dificilmente será uma palavra presente no vocabulário de Ancelotti. (Por Marcel Rizzo/Estadão Conteúdo)
No Ar: Pampa Na Madrugada