Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025

Home Mundo Os EUA vetam a resolução do Brasil sobre a guerra entre Israel e Hamas no Conselho de Segurança da ONU

Compartilhe esta notícia:

Os Estados Unidos rejeitaram nesta quarta-feira (18) a resolução proposta pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o conflito entre Israel e Hamas.

O texto condenava a violência e hostilidades contra civis e os atos de terrorismo e apelava à libertação imediata e incondicional de todos os reféns. A resolução proposta pelo Brasil pedia ainda pausas no conflito que permitissem o acesso de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, região onde a guerra está concentrada.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, argumentou que seu país ficou “desapontado” pelo fato de o texto não mencionar o direito de autodefesa de Israel. A rejeição dos EUA também veio depois de a Rússia propor mudanças para o texto. O país europeu exigiu a inclusão de um pedido de cessar-fogo imediato, o que Washington é contra.

Doze países votaram a favor da proposta brasileira: Brasil, China, França, Albânia, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes Unidos.

A Rússia e o Reino Unido se abstiveram, e apenas os Estados Unidos votaram contra. Como os EUA são um membro permanente do conselho e, portanto, têm poder de veto, o texto foi rejeitado.

A votação do texto elaborado pelo Brasil havia sido adiada duas vezes. A primeira por mudanças no texto e a segunda por conta do bombardeio a um hospital na Cidade de Gaza, que deixou centenas de mortos na terça-feira (17).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Oktoberfest agita a Orla do Guaíba, em Porto Alegre, neste fim de semana
“Fizemos todo o esforço possível”, diz o ministro Mauro Vieira após EUA vetar proposta humanitária do Brasil no Conselho de Segurança da ONU
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde