Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025

Home Variedades Os melhores livros de 2025, segundo os prêmios literários

Compartilhe esta notícia:

Os principais prêmios literários de 2025 ajudam a mapear os melhores livros do ano – tarefa nada fácil. Para essa retrospectiva, o portal  Estadão fez uma seleção das principais obras vencedoras de prêmios nacionais, em categorias como romance, crônica, conto e reportagem.

Vale lembrar que alguns prêmios, como o Jabuti e o Oceanos, escolhem livros publicados no ano anterior à cerimônia – em 2024, neste caso. Outros premiam obras inéditas, como os prêmios Sesc e Caminhos.

Prêmio Jabuti

O grande vencedor da 67ª edição do Jabuti foi Ruy Castro, com O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim (Companhia das Letras). O título concorria na categoria de Crônica e também foi escolhido como Livro do Ano.

Ainda no Eixo Literatura, foram reconhecidos: Dores em Salva (Ed. Patuá), de Elimário Cardozo, na categoria Conto; Respiro (Cia. das Letras), de Armando Freitas Filho, em Poesia; As Fronteiras de Oline (Ed. Patuá), de Rafael Zoehler, em Romance de Entretenimento; e Vento Em Setembro (Cia. das Letras), de Tony Bellotto, como Romance Literário.

No Eixo Não Ficção, Daniela Arbex venceu com o livro-reportagem Longe do Ninho (Intrínseca).

Já no Eixo Inovação, Luis Osete foi premiado como escritor estreante em Poesia com Maracujá Interrompida (Ed. Cepe) e Marcelo Henrique Silva como escritor estreante em Romance com Sangue Neon (Ed. Faria e Silva).

Prêmio São Paulo de Literatura

Mariana Salomão Carrara foi premiada pelo livro A Árvore Mais Sozinha Do Mundo (Todavia) na categoria Melhor Romance do Ano de 2024. A trama é sobre uma família que vive da plantação de tabaco em uma pequena cidade do Rio Grande do Sul. A ideia surgiu quando a autora se deparou com uma reportagem sobre a epidemia de suicídios no RS e como a contaminação por agrotóxicos poderia estar relacionada ao problema.

Marcílio França Castro, conhecido por sua poesia, venceu como Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024 por O Último dos Copistas (Companhia das Letras). O livro é descrito como um “romance híbrido, que mescla ensaio e literatura, fato e ficção”, e acompanha a amizade entre um revisor e uma ilustradora que tem início a partir de um enigma sobre a vida de Ângelo Vergécio, um copista do século 16 cuja caligrafia deu origem à fonte Garamond.

Prêmio Oceanos

Ressuscitar Mamutes (Autêntica Contemporânea), romance da paulistana Silvana Tavano, foi considerado o melhor livro de prosa publicado em países de língua portuguesa em 2024, segundo o júri do Prêmio Oceanos 2025. O livro parte do vínculo entre uma mãe e sua filha para discutir tempo, memória e laços familiares.

A narradora, uma mulher madura, revisita acontecimentos de sua vida em diálogo com descobertas científicas e inquietações existenciais. Silvana também foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria de Melhor Romance, e semifinalista do Jabuti, em Romance Literário.

Longarinas (7 Letras), da alagoana Ana Maria Vasconcelos, venceu como melhor livro de poesia. Ele reúne poemas que exploram imagens arquitetônicas e corporais.

Prêmio Biblioteca Nacional

O Prêmio Literário da Biblioteca Nacional é composto por 12 categorias. Entre os premiados da edição de 2025, a autora Beatriz Bracher venceu na categoria Romance por Guerra — I: Ofensiva paraguaia e reação aliada novembro de 1864 a março de 1866 (Editora 34). O título dá início a uma trilogia sobre a Guerra do Paraguai, a partir de relatos de pessoas envolvidas no conflito.

Na categoria Conto, o 1º lugar foi para Tantra e a arte de cortar cebolas (Editora 34), de Iara Biderman. Em Poesia, Leonardo Gandolfi se destacou com Pote de mel e outros poemas (Editora 34). Já em Ensaio Literário, Lígia Gonçalves Diniz venceu com O Homem Não Existe (Cia. das Letras). Com informações do portal Estadão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Em 2027 “Eclipse do século” vai ter 6 minutos de escuridão; veja quando dia vai virar noite
Desconectar um pouco talvez deva ser sua resolução para 2026
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News